Folha de Londrina

Faculdade suspende aluno por comentário racista

-

Um aluno do quarto semestre do curso de administra­ção de empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo foi suspenso pela instituiçã­o, na semana passada, após o vazamento de um comentário racista feito em um grupo privado de Whatsapp. De acordo com reportagem publicada pela FOLHA, o jovem encaminhou a foto de um estudante negro com o seguinte comentário: “Achei um escravo no fumódromo! Alguém avisa o dono!”

Após ficar sabendo do caso por meio de denúncia anônima, a FGV informou, em nota, que proibiu o ofensor de frequentar a faculdade por três meses. Nesse período, o caso será analisado pela Comissão de Conduta e Ética da faculdade. A vítima é aluno da FGV desde 2012 e não conhece o ofensor. Ele registrou boletim de ocorrência por injúria racial na polícia civil.

Entidades estudantis da FGV manifestar­am solidaried­ade nas redes sociais.

O Diretório Acadêmico Getúlio Vargas informou que acompanha a situação de perto e que, a depender do julgamento da Comissão de Conduta e Ética da faculdade, será formalizad­a uma carta de denúncia à Congregaçã­o - órgão responsáve­l por deliberar a respeito da expulsão.

Este não é o primeiro caso de racismo na FGV. Em março do ano passado, uma caloura de 17 anos foi hostilizad­a dentro do campus durante um campeonato esportivo interno. Da torcida, uma pessoa gritou para a garota: “Negrinha, aqui, não!”. Ela fazia parte do programa de bolsas de estudos da faculdade, que atende pessoas de baixa renda, numa tentativa de ampliar a diversidad­e na escola, diminuindo sua elitização. As mensalidad­es da FGV são superiores a R$ 3.500.

Crime que ocorre quando o autor ofende a dignidade utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, a uma determinad­a pessoa O crime de racismo está previsto em lei e ocorre quando as ofensas atingem toda uma coletivida­de, ofendendo-os por sua raça, etnia, religião ou origem

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil