Folha de Londrina

Mineroduto vaza e cidade mineira fica sem água

- Nicola Pamplona Folhapress

Rio de Janeiro - Um vazamento no mineroduto MinasRio, operada pela mineradora Anglo American, suspendeu a captação de água no município de Santo Antônio do Grama (MG), a 230 quilômetro­s de Belo Horizonte. O acidente ocorreu às 7h42 desta segunda (12), provocando o derrame de 300 toneladas polpa de minério de ferro no Ribeirão Santo Antônio.

O vazamento durou 25 minutos. A companhia diz que, a partir das 8h30, passou a bombear apenas água na tubulação. A captação de água na cidade foi interrompi­da às 10h.

O mineroduto liga uma mina em Conceição do Mato Dentro (MG) ao Porto do Açu, no litoral norte do Rio. O projeto foi idealizado pelo empresário Eike Batista, mas vendido à Anglo American em 2008.

De acordo com a companhia, as atividades na mina foram paralisada­s enquanto as causas do acidente são investigad­as. “A prioridade é garantir as medidas de controle e mitigação dos impactos socioambie­ntais”, disse a empresa, em nota.

O abastecime­nto de água na região está sendo feito por meio de caminhões-pipa, que estão sendo carregados no município de Rio Casca (MG), a cerca de 30 quilômetro­s de distância.

A Anglo American afirma que o produto que vazou não é perigoso. De acordo com a empresa, a polpa é composta por 70% de minério de ferro e 30% de água, injetada no duto para permitir o escoamento do minério.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvi­mento Sustentáve­l de Minas Gerais (Semad), não há registro de vítimas ou desalojado­s.

Equipes da secretaria e da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), foram deslocadas ao local para averiguar a situação de determinar medidas ambientais cabíveis.

Com 525 quilômetro­s de extensão, o mineroduto MinasRio corta 32 municípios em Minas e no Rio. A tubulação foi inaugurada em 2014.

Na última quinta (8), o Ministério Público de Minas Gerais ajuizou ação civil pública pedindo à Anglo American ressarcime­nto de R$ 400 milhões por danos coletivos e sociais causados à população de Conceição do Mato Dentro na implantaçã­o do projeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil