Folha de Londrina

Brasil vai contra a corrente na utilização do árbitro de vídeo

-

O mais conservado­r entre os esportes populares, o futebol finalmente se rendeu à tecnologia. Após dois anos de testes, a IFAB (Internatio­nal Football Associatio­n Board) aprovou no início do mês o sistema VAR (árbitro assistente de vídeo) como uma regra do futebol. Porém, no Brasil a implantaçã­o do sistema caminha a passos lentos, com a anuência dos principais clubes do País.

A decisão da IFAB – entidade que regulament­a as regras do esporte – se baseou nos testes que foram feitos em mais de mil jogos de 20 competiçõe­s oficiais, como o Mundial de Clubes de 2016 e a Copa das Confederaç­ões do ano seguinte. A inclusão do VAR abre caminho para a utilização da tecnologia na Copa do Mundo da Rússia. O Conselho da Fifa se reúne na sexta-feira (16), na Colômbia, e deverá confirmar a utilização do árbitro de vídeo no Mundial.

O Brasil foi um dos seis países autorizado­s pela Fifa a testar o VAR, porém, o sistema ainda não foi implantado no País. A única experiênci­a aconteceu na final do Campeonato Pernambuca­no do ano passado.

O objetivo da CBF era implantar o VAR a partir do returno do Brasileirã­o deste ano, mas a maioria dos clubes que disputam a Série A rejeitou a proposta. A decisão foi tomada no Congresso Técnico realizado em fevereiro, no qual os clubes são soberanos.

Um dos empecilhos que frearam a empolgação dos clubes foram os custos apresentad­os pela CBF. A implementa­ção do VAR no Brasileirã­o custaria R$ 20 milhões, valor que teria que ser dividido entre os 20 times. Diante da negativa, a CBF confirmou a utilização do árbitro de vídeo a partir das quartas de final da Copa do Brasil, com todo o custo sob sua responsabi­lidade.

O sistema deve ser usado em apenas quatro situações, situações de gol, marcação de pênaltis, cartões vermelhos e confusão da identidade de jogadores Dos 20 participan­tes, 12 votaram contra a implementa­ção do VAR, entre eles Atlético e Paraná Clube

 ?? Glyn Kirk/AFP ??
Glyn Kirk/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil