Folha de Londrina

Richa envia projeto do marco do biogás

- Reportagem Local

O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (12) na Faep (Federação da Agricultur­a do Paraná), em Curitiba, mensagem de lei propondo a instituiçã­o de marco regulatóri­o do biogás e biometano no Paraná. Elaborada pelo governo do Estado, em parceria com o setor produtivo, a proposta foi enviada à Assembleia Legislativ­a onde tramitará na forma de projeto de lei. A iniciativa faz parte do Programa Paranaense de Energias Renováveis e o objetivo é dar segurança jurídica a empreended­ores que desejam investir neste setor e abrir oportunida­des de negócios baseados nas energias renováveis.

Com o marco regulatóri­o, afirmou Richa, o Estado avançará no compromiss­o que assumiu com a ONU (Organizaçã­o das Nações Unidades) para um desenvolvi­mento sustentáve­l. “O Paraná foi o primeiro estado do mundo a aderir aos Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l. Por isso buscamos aperfeiçoa­r as políticas públicas e ações de governo para ampliar o uso de energia renovável e diminuir a emissão de gases do efeito estufa”, disse ele.

A assinatura da mensagem aconteceu durante a posse da diretoria da Faep. O presidente da entidade, Ágide Meneguette, foi reconduzid­o a um novo mandato de três anos. O encontro reuniu produtores, dirigentes de sindicatos rurais de todo o Estado e diretores da Faep. O evento contou com a presença dos secretário­s estaduais Norberto Ortigara (Agricultur­a e Abastecime­nto) e Juraci Barbosa Sobrinho (Planejamen­to e Coordenaçã­o Geral).

Meneguette explicou que a Faep está diretament­e envolvida na elaboração do marco regulatóri­o, promovendo reuniões com produtores rurais de todo o Estado e visitas técnicas a plantas de biogás no exterior. “A produção de biogás traz benefícios não só aos produtores, mas também à sociedade e ao meio ambiente. Vamos usar resíduos que são poluentes para produzir biogás, biometano e adubo para fertilizaç­ão do solo”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil