Folha de Londrina

CNI quer reduzir em 33% tempo gasto com impostos

-

A coloca o Brasil na triste posição de País que mais gasta horas com o pagamento de impostos. De acordo com o Doing Business 2018, relatório do Banco Mundial que analisa as leis e regulament­ações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em cada economia, apontou que no Brasil são necessária­s 1.958 horas/ ano para cumprir as obrigações com o fisco, bem distantes da Bolívia (1.025 h/ano) e Líbia (889h/ ano), países que também consomem muito tempo de força de trabalho para pagar os impostos.

A redução dessas horas é um dos objetivos que a CNI (Confederaç­ão Nacional das Indústrias) traçou no Mapa da Indústria 2018-2022. A meta da entidade é de diminuir para 1.300 horas/ano. Os dados do relatório Doing Business mostram que enquanto no Brasil uma empresa de pequeno e médio porte gasta 1.958 horas por ano para pagar impostos, são necessária­s 291 horas no Chile, 240,5 horas no México e 311 horas na Argentina.

Também leva-se menos horas para pagar tributos nos países do chamado “grupo dos são necessária­s 168 horas por ano na Rússia, 207 horas na China, 214 horas na Índia e 210 horas na África do Sul.

De acordo com o economista Erick Tjong, da equipe Doing Business, o Brasil avançou na redução

burocracia

do tempo gasto. Em 2014, eram 2600 horas. No entanto a frequência do pagamento de impostos e contribuiç­ões permaneceu estável durante esse período. “Verificou-se uma redução no número de horas gastas para pagar impostos no Brasil, o que ocorreu em certa medida devido à introdução de melhorias nos sistemas eletrônico­s de declaração e pagamento de impostos”, disse Tjong.

Brics”:

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil