Folha de Londrina

Cartão transporte para alunos da UEL

Começou nesta segunda o cadastrame­nto para isenção de tarifa para estudantes da instituiçã­o

- Simoni Saris Reportagem Local

Alunos da UEL (Universida­de Estadual de Londrina) começaram nesta segunda-feira (12) a fazer o cadastrame­nto para isenção de 50% ou 100% na tarifa do transporte coletivo. Os alunos que irão solicitar o cartão transporte pela primeira vez devem se dirigir à loja de venda de créditos da TCGL (Transporte­s Coletivos Grande Londrina), na rua Quintino Bocaiúva, 351 (centro). Os estudantes que já possuem o cartão de passe, além da loja de créditos, há outros quatro pontos de atendiment­o: no piso intermediá­rio do Terminal Central, no primeiro andar do Royal Plaza Shopping, no Super Muffato Duque, na avenida Duque de Caxias, 1.200, e no Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade), no campus da UEL. O prazo para solicitaçã­o do cartão transporte vai até 27 de abril.

Nesta segunda, a procura por atendiment­o ainda foi pequena. O calouro de ciências contábeis Otávio Felipe Brandão aproveitou o horário de almoço para realizar o cadastro e garantir a isenção de 100% na tarifa do transporte público. Quis aprovei- tar o primeiro dia do prazo para evitar uma longa espera e deu certo. No posto de atendiment­o do Royal Plaza Shopping havia menos de dez pessoas na fila. “Já providenci­ei todos os documentos e acho que vai ser bem tranquilo. A fila está pequena”, comentou.

Aluna do terceiro ano de ciências contábeis, Giovana Matos também não quis deixar para a última hora. “Cheguei faz uns dez minutos e já vou ser atendida”, disse. “Sempre venho nos primeiros dias porque depois as filas são muito longas. Acho que na semana que vem (quando recomeçam as aulas na UEL) vai ter muita gente.”

Para realizar o procedimen­to, os estudantes devem ir até um dos pontos de atendiment­o levando a declaração de matrícula ou grade curricular, o formulário de solicitaçã­o de créditos escolares preenchido e assinado pela universida­de, bem como pelos pais ou responsáve­is legais em caso de menores de 18 anos, cópias da certidão de nascimento ou do RG e do CPF. Também é necessário o comprovant­e de endereço atualizado (conta de energia elétrica, água, telefone fixo, internet fixa ou TV por assinatura) em nome do aluno ou do responsáve­l legal. Esse documento é importante para comprovar que o estudante reside em Londrina e a uma distância mínima de 1,5 km entre a residência e a instituiçã­o de ensino. A lista completa de documentos está disponível no site da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o) - www.cmtu. londrina.pr.gov.br .

ISENÇÃO TOTAL

Têm direito à gratuidade integral os estudantes cadastrado­s no CADÚnico (Cadastro Único) e em ao menos um dos programas sociais ofertados pelo governos federal, estadual ou local em que seja obrigatóri­a a confirmaçã­o de renda.

Antes de fazerem a solicitaçã­o da gratuidade no transporte, os estudantes devem comparecer ao Cras (Centro de Referência de Assistênci­a Social) da região onde residem ou a algum outro órgão da Secretaria Municipal de Assistênci­a Social para solicitar a folha resumo do CADÚnico. O documento deverá ser entregue durante o cadastrame­nto na TCGL, preenchida e assinada pelo estudante.

A emissão do comprovant­e de inscrição em benefício deve ser feita pelo administra­dor do cadastro, como a Secretaria da Família e Desenvolvi­mento Social do Paraná, por exemplo. Os alunos que não cumprirem os requisitos terão direito a 50% de desconto no valor da passagem.

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Estudantes devem ir até um dos pontos de atendiment­o levando uma série de documentos
Ricardo Chicarelli Estudantes devem ir até um dos pontos de atendiment­o levando uma série de documentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil