Folha de Londrina

CDtraz músicas brasileira­s ao som do piano

O pianista Ricardo Barcelar lança CD ‘Sebastiana’ com versões instrument­ais de clássicos do cancioneir­o nacional

- Marcos Roman Reportagem Local

Afusão de ritmos brasileiro­s com elementos da música latino-americana é explorada pelo pianista, cantor e compositor Ricardo Bacelar em seu terceiro CD, que acaba de ser lançado também no formato de vinil. Intitulado “Sebastiana”, em homenagem ao músico Jackson do Pandeiro intérprete do hit homônimo, o álbum foi gravado nos Estados Unidos com participaç­ão de músicos de Cuba, Argentina, Venezuela, Colômbia e Peru e reúne releituras de sucessos de grandes mestres da música nacional, como Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Villa-Lobos e Tom Jobim, entre outros.

O álbum apresenta 15 faixas, sendo onze músicas instrument­ais e quatro cantadas. Gravado e mixado por Cesar Lemos (ex-integrante do grupo The Fevers), o disco traz novas versões de grandes hits brasileiro­s. No repertório estão músicas como “A volta da Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), “Vento de Maio” (Lô Borges e Márcio Borges), “Menina Baiana” (Gilberto Gil) e “Nothing Will Be as It Was” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).

Barcelar afirma que realizou um laboratóri­o de arranjos para chegar à sonoridade explorada no disco, além de uma ampla pesquisa histórica de signos latinos apresentad­os em textos que integram os encartes do álbum. “São arranjos contemporâ­neos com forte acento jazzístico, com uma percussão sutil e instrument­ação caracterís­tica que afirmam a influência da América do Sul”, avalia o artista, que foi integrante do grupo Hanoi Hanoi, banda de rock que fez sucesso na década de 1980.

Distribuíd­o no Brasil pela Tratore, o disco “Sebastiana” também conta com distribuiç­ão internacio­nal que inclui vários países da América Latina, Estados Unidos Europa e Japão. “Com música de qualidade, podemos divulgar a cultura brasileira em vários lugares do mundo ao mesmo tempo”, destaca Barcelar.

Estudante de música erudita desde a juventude, Ricardo Bacelar atua em impor- tantes discussões nacionais sobre direitos autorais, incentivo à cultura e é fiel incentivad­or da música nas escolas. Seu trabalho contra o plágio foi referência para todas as universida­des do País.

 ?? Fotos: Divulgação ?? Ricardo Barcelar: novo disco também conta com distribuiç­ão internacio­nal
Fotos: Divulgação Ricardo Barcelar: novo disco também conta com distribuiç­ão internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil