Folha de Londrina

Testemunho de vida

- Marcos Losnak

Valéria tinha 15 anos quando se apaixonou pela primeira vez. Além de conhecer o amor, conheceu algo que determinar­ia toda sua vida. Conheceu o resultado de HIV positivo.

Infectada pelo primeiro namorado, descobriu em 1987 que possuía o vírus da AIDS. Numa época em que o enfoque da prevenção era centrado em grupos de risco, Valéria era virgem, nunca tinha usado drogas e não era gay.

Valéria Piassa Polizzi escreveu o primeiro livro juvenil a tratar da AIDS de maneiracla­raedireta: “Depois Daquela Viagem – Diário de Bordo de Uma Jovem Que Aprendeu a Viver com AIDS”.

Lançado originalme­nte em 1998, rapidament­e entrou na lista dos livros mais vendidos. Publicado em vários países, vendeu mais de 500 mil exemplares tornando-se uma referência no ensino de jovens na prevenção da AIDS e na batalha contra o preconceit­o.

Para comemorar os 20 anos da primeira edição, a editora Ática está lançando uma edição comemorati­va. A novidade está em um apêndice com um depoimento atualizado da autora. Valéria apresenta uma breve história da trajetória do livro ao longo de 20 anos: “Quando comecei a escrever o livro, eu só tinha um lápis, um caderno e a vontade de explicar muitas coisas. Passei anos pensando e repensado em cima do papel. Se isso já tinha sido um grande aprendizad­o, publicá-lo e vê-lo tão bemaceito pelo público e pela mídia, depois de anos de tabu, só me deu mais força para continuar o trabalho.”

Relato corajoso, “Depois Daquela Viagem” é uma voz jovem falando para leitores jovens.

 ?? Imagens:Reprodução ??
Imagens:Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil