Folha de Londrina

Paulo Freire, a viola e os causos

A escritora Camila Piva fala de seu amor pelos livros e a escrita pelos quais se interessou antes mesmo da alfabetiza­ção

- Marian Trigueiros Envie sugestões para ‘No Meu Tempo de Escola’: cidadania.escolas@folhadelon­drina.com.br

Camila Piva nasceu em São Paulo. Desde criança sonhava em ser escritora, mas esqueceu disto. Estava acomodada e feliz na carreira de empresária quando começou a investir em qualidade de vida, a meditar e buscar autoconhec­imento. O sonho voltou com tudo e decidiu estudar o mercado literário e as técnicas de escrita. Desde então, se dedica a escrever. Por enquanto tem dois livros publicados, o “Viva Este Livro” que é uma obra interativa com o objetivo de levar as pessoas a conhecerem a si mesmas e o “Quero Ser Uma Youtuber”, uma história infantil escrita em parceria com a Youtuber Mirim Júlia Silva, que conta a história de uma garota que sonha ser a estrela de um canal de sucesso, ambos pela Editora Ciranda Cultural.

O que você mais gostava de fazer na escola quando criança?

Pode parecer clichê, mas eu adorava ficar na biblioteca da escola. Sempre fui apaixonada por livros.

Qual a melhor lembrança desse período de escola?

Os trabalhos em grupo, quando reuníamos na casa de algum colega para fazer um trabalho escolar.

Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos?

Eu sempre fui fã de História e péssima em esportes. Então, a matéria que menos gostava era Educação Física.

O que você gostava de comer na hora do recreio?

Nunca estudei em período integral, por isso não comia muito na escola, preferia aproveitar o tempo para brincar. Mas quando tinha maçã ou banana de merenda eu sempre comia.

Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?

Várias vezes. A que mais me marcou foi uma vez que estava brincando de bambolê e sem querer acertei o olho de um garoto. A professora não acreditou em mim quando eu expliquei que foi sem querer e ainda me botou de castigo. Me senti muito mal com o castigo e principalm­ente por ela ter duvidado da minha palavra. Eu tinha 7 anos.

Suas notas eram boas? Qual a disciplina em que ia melhor?

Não eram boas em todas as matérias. Eu ia muito bem em História, Português e Ciências.

Já gostava de escrever quando criança?

Sempre. Lembro que antes de ser alfabetiza­da eu pedia para minha mãe comprar cadernos para mim. Gostava de brincar de escrever, rabiscava e dizia que estava escrevendo histórias, eu ia contando a história e rabiscando.

Quais eram os autores preferidos nessa época?

Comecei lendo muito gibi, amo até hoje a Turma da Mônica, do Mauricio de Sousa. Dois livros que marcaram muito a minha infância foram “A ilha perdida”, da série Vagalume, de autoria da Maria José Dupré, e o Alquimista, do Paulo Coelho, que li quando tinha 10 anos. Desde então ele é meu autor preferido e uma grande inspiração para mim.

Quando criança, imaginava que teria essa profissão?

Sim, sempre dizia que queria ser escritora. Cresci e acabei indo para outras áreas, tecnologia, comunicaçã­o e design. Depois de um processo de autoconhec­imento entrei em contato comigo mesma e decidi que era hora de começar a realizar meu sonho. Eu não tinha escolha, era muito amor pela escrita.

 ?? Divulgação ?? Camila Piva: “Comecei lendo muito gibi, amo até hoje a Turma da Mônica, do Mauricio de Sousa”
Divulgação Camila Piva: “Comecei lendo muito gibi, amo até hoje a Turma da Mônica, do Mauricio de Sousa”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil