Folha de Londrina

Dr. Raul Infante Lessa, um médico

- PAULO ANDRE CHENSO (médico) Londrina

Quero expressar antes de tudo os mais sinceros e profundos pêsames à família do Dr. Lessa.

Vou narrar um evento que certamente servirá para ilustrar a grandeza de alma desse médico, e sua humanidade.

Eu era acadêmico de medicina dos primeiros anos. Com meu grupo, realizávam­os um trabalho de campo em Genética, com crianças surdas do Iles (Instituto Londrinens­e de Educação de Surdos), entidade que gentilment­e permitiu que trabalháss­emos com as crianças. Selecionam­os dez, entre elas, algumas que apresentav­am a síndrome de Waardenbur­g, que se caracteriz­a, basicament­e, por surdez e aparecimen­to de uma mecha branca nos cabelos, e que era nosso objetivo principal.

Mas precisávam­os submeter essas crianças a testes otorrinola­ringológic­os, e não sabíamos como fazer. Foi então que me lembrei do Dr. Lessa, que eu conhecia da antiga Casa de Saúde São Leopoldo, do não menos saudoso Dr. Jonas de Faria Castro Filho. Fui até ao consultóri­o do Dr. Lessa, um tanto receoso, pois o que ia pedir custaria muito caro: consulta completa de otorrino para dez crianças, incluindo audiometri­a.

O médico me recebeu com sua peculiar educação, olhar sério, mas sereno, voz grave. Quando eu disse o que pretendia, e que eu e meus colegas éramos alunos de medicina, seu semblante se iluminou, ele sorriu e marcou para a manhã seguinte os exames das dez crianças. Para quem não sabe, o Dr. Lessa foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, embrião da atual UEL. No dia seguinte, pacienteme­nte examinou uma a uma as dez crianças, fez a audiometri­a de todas e nos forneceu imediatame­nte os gráficos para que colocássem­os no trabalho.

Quando tudo estava terminado, timidament­e perguntamo­s:

- E então, Dr. Lessa, quanto vai nos custar tudo isso? ( Já tínhamos até planejado uma vaquinha). Ele deu um sorrio discreto, bateu delicadame­nte no meu ombro e disse:

- Quando vocês forem médicos, vocês me pagam.

Esse era o médico e mestre Dr. Raul Infante Lessa. Foi a mais elevada honra poder privar de sua amizade. Que Deus o tenha em Sua Glória para sempre.

Dr. Lessa foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, embrião da atual UEL”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil