Folha de Londrina

Corte do Peru aprova extradição de ex-presidente

- France Presse

A Corte Suprema do Peru aprovou nesta terça-feira (13) o pedido de extradição aos Estados Unidos do expresiden­te Alejandro Toledo (2001-2006), acusado de ter recebido um suborno de 20 milhões de dólares da Odebrecht, em um escândalo que salpica outros três ocupantes da cadeira presidenci­al.

A solicitaçã­o, feita em 19 de fevereiro pelo juiz Richard Concepción Carhuancho, foi aprovada de forma unânime pelos cinco juízes da Sala Penal do máximo tribunal peruano, indicou uma fonte do poder judiciário que pediu para não ser identifica­da. Agora o pedido será enviado ao Conselho de Ministros, que deverá formalment­e avaliá-lo, antes de ser remetido às autoridade­s americanas, em um processo que pode demorar cerca de quatro semanas.

Toledo, 71 anos, é acusado de “tráfico de influência­s, conluio e lavagem de ativos”, pelo suposto suborno de 20 milhões de dólares que a Odebrecht disse que lhe entregou em troca da licitação da construção de uma rodovia na Amazônia para unir Peru e Brasil.

O objetivo era ganhar a licitação pública para construir uma estrada que uniria portos brasileiro­s do Atlântico com portos peruanos do Pacífico, cruzando a Amazônia. Toledo inaugurou a estrada em 2006 com Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão abre um novo capítulo na saga de um escândalo que também atingiu outros três ocupantes da presidênci­a peruana, incluindo o atual chefe de Estado Pedro Pablo Kuczynski, que foi primeiro-ministro e ministro da Economia de Toledo.

Antes da decisão, um dos advogados de Toledo, Heriberto Benítez, havia dito que seu cliente era “vítima de uma perseguiçã­o política” dirigida por Kuczynski.

O juiz que ordenou o pedido de extradição também manteve a detenção preventiva do ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016) pela suposto recebiment­o de três milhões de dólares da Odebrecht para sua campanha eleitoral.

A empresa brasileira, que optou por cooperar com a justiça, revelou que pagou 29 milhões de dólares em propinas no Peru entre 2005 e 2014 ao longo de três governos.

Lima -

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil