Folha de Londrina

Temer contra o STF

-

O que parecia impossível está acontecend­o, o presidente Michel Temer peitar o STF. E valeu-se do ato temerário do ministro Luis Roberto Barroso, alterando o decreto de indulto natalino para um recurso, gesto que não adotou na quebra de sigilo bancário no caso do decreto que beneficiou empresas portuárias e no do jantar da Odebrecht, quando vice, que cedeu R$ 10 mi ao PMDB. Ocorre que a esmagadora maioria das decisões do Supremo são monocrátic­as, isso é, adotadas por um ministro sem audiência do colegiado e confia-se que a maioria discordará da mexida em um ato de prerrogati­va exclusiva presidenci­al. Não esquecer que o da nomeação da ministra do Trabalho também era.

Há cautelas para evitar o confronto direto, mas a linha auxiliar, representa­da pelo também temerário Carlos Marun, ministro da Secretaria do Governo, cogita de uma ação de terrorismo psicológic­o na proposição do impeachmen­t de Barroso no Senado. A medida, ainda que sem o aval presidenci­al, se for proposta, a ordem é deixar fluir. Marun perdeu a guerra numa causa santa, a defesa de Eduardo Cunha, porém persiste com a mesma bossa.

Reações de Temer nos outros casos limitou-se à tertúlia acadêmica diante de Raquel Dodge, Procurador­a da República, cheia de pareceres de especialis­tas, defendendo o ponto de vista de que não pode responder por atos estranhos ao exercício presidenci­al, tese que seu antecessor respeitou. A visita à presidente do STF, Carmen Lúcia, se insere entre atos presidenci­ais para mostrar disposição de luta dentro das regras de cordialida­de, posto que extravase tais limites, mas repercutem bem na base aliada, ainda mais agora com o enquadrame­nto do senador Romero Jucá, que repetiu o mantra de que se está, no Brasil, criminaliz­ando a política. O fato é que é o primeiro a responder ação penal no STF derivada de delações premiadas, embora haja vários outros procedimen­tos em que é referido.

O próprio Lula deu um apoio oblíquo a Temer ao embarcar na teoria conspirató­ria de que a Globo, os Estados Unidos e a CIA, de olho no pré-sal, querem dar o golpe em Temer, que de golpista se transforma em golpeado, como o Gregório Samsa de Kafka que despertou barata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil