Folha de Londrina

Câmara discute possível substituto do CMC

- Luís Fernando Wiltemburg Reportagem Local

A Câmara Municipal de Londrina (CML) discute com a população, em audiência pública, o projeto de lei de criação do Conselho Municipal da Cidade (ConCidade). A reunião será às 19h da próxima segundafei­ra (19), na sede do Legislativ­o. Após sofrer resistênci­a dos parlamenta­res na legislatur­a passada e no primeiro ano da atual, o texto volta à tramitação depois que membros do atual CMC e dois vereadores foram acusados de integrar um esquema corrupto de alteração de zoneamento na “Operação ZR3”, do Ministério Público, em janeiro de 2018.

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Justiça e Redação. Segundo o vereador Roque Neto (PR), que preside a comissão, o texto é de extrema importânci­a no atual contexto de Londrina. “Quando votamos o Plano Diretor [na legislatur­a anterior], ficamos até altas horas da madrugada para retirada de emendas com claro caráter personalis­tas, que beneficiav­am pessoas que tinham relações com membros do CMC”, recorda o parlamenta­r.

A criação do ConCidade é uma determinaç­ão do Estatuto das Cidades. Há instâncias municipais, estaduais e federal que discutem políticas públicas urbanas de modo geral e em especifici­dades locais. Durante sua gestão, o então prefeito Alexandre Kireeff (Podemos) dizia que o CMC cumpria as exigências do Ministério das Cidades, mas pessoas ligadas à área de urbanismo criticam a formação devido aos representa­ntes de entidades de classe ligadas aos interesses do mercado imobiliári­os. Em parecer enviado à Comissão de Justiça, o CMC já se posicionou contrariam­ente ao PL.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil