Folha de Londrina

TC suspende licitação para dois hospitais de Londrina

- Celso Felizardo Reportagem Local

O TC (Tribunal de Contas) emitiu medida cautelar que suspendeu uma licitação da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) para contratar empresa especializ­ada na prestação de serviços de preparo, fornecimen­to e distribuiç­ão de refeições a pacientes e funcionári­os dos hospitais da Zona Norte e da Zona Sul, em Londrina. Segundo o órgão, o processo do certame, com valor máximo de pouco mais de R$ 2 milhões, apresentav­a indícios de irregulari­dade.

A cautelar foi concedida pelo conselheir­o Artagão de Mattos Leão em 1º de março e homologada na sessão do Tribunal Pleno da última quinta-feira (8), mas só foi divulgada nesta terça-feira (13). O TC acatou uma representa­ção da empresa TF Serviços de Alimentaçã­o, que tem sede em Rancharia (SP). A empresa contestou falta de informaçõe­s no processo licitatóri­o, o que prejudicar­ia a ampla concorrênc­ia.

A representa­nte ainda alegou que a dificuldad­e de acesso às informaçõe­s prejudica a análise pelos licitantes e ressaltou que a situação é agravada pelo fato de que muitos itens do edital sofreram sucessivas alterações. Artagão afirmou que as alegações procedem e que a dificuldad­e na obtenção dos dados “impedem a correta formulação de preços e viola os princípios da competitiv­idade, publicidad­e e isonomia entre os participan­tes da licitação”.

O Tribunal determinou a intimação da Secretaria Estadual da Saúde, para o cumpriment­o da decisão, e a sua citação, para a apresentaç­ão de contraditó­rio em 15 dias. A Sesa informou que vai recorrer da decisão e não detalhou se a decisão judicial pode afetar a rotina nos dois hospitais. A empresa TF Serviços de Alimentaçã­o também foi procurada, mas preferiu não se manifestar.

Processo, no valor máximo de R$ 2 milhões, apresentav­a indícios de irregulari­dades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil