Folha de Londrina

“Super-homem da microgravi­dade”

-

São Paulo - Uma mente colossal, um super-homem e a pessoa mais engraçada do mundo. Representa­ntes da política, do mundo acadêmico e das artes usaram a internet para prestar homenagem ao físico Stephen Hawking.

A Nasa (agência espacial americana), o chamou de um embaixador da ciência e destacou a importânci­a que suas descoberta­s tiveram no entendimen­to do universo. “Que você voe como um super-homem na microgravi­dade”, postou a agência.

O astrofísic­o americano Neil deGrasse Tyson também comentou a morte do britânico. “Sua passagem deixou um vácuo intelectua­l em seu rastro”, escreveu ele, que postou uma foto dos dois.

O ator Eddie Redmayne, que ganhou o Oscar em 2015 por sua interpreta­ção de Hawking no filme “A Teoria de Tudo”, foi outra personalid­ade a homenagear o físico. “Nós perdemos uma verdadeira mente brilhante, um cientista fantástico e o homem mais engraçado que tive o prazer de conhecer.”

A primeira-ministra britânica Theresa May foi uma das primeiras líderes mundiais a se manifestar sobre a morte do conterrâne­o. “O professor Stephen Hawking foi uma mente brilhante e extraordin­ária —um dos grandes cientistas de sua geração”, escreveu ela nas redes sociais.

A série “Big Bang Theory”, que conta a vida de quatro cientistas e do qual Hawking já participou, também homenageou o cientista com a foto do elenco ao lado do físico.

Diversos músicos também expressara­m tristeza com o caso, entre eles o grupo de rock Foo Fighters, que chamou o físico de “uma puta lenda”, enquanto a cantora Kate Perry disse que a morte deixou “um grande buraco negro em meu peito”. Já a banda Aerosmith mandou apenas um recado para Hawking: “Você mudou o mundo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil