Folha de Londrina

Metropolit­ano de Automobili­smo movimenta autódromo de Londrina

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

já que no returno faremos seis confrontos em casa”, apontou Lopes.

A expectativ­a do treinador é poder contar nestes próximos

O Campeonato Metropolit­ano de Automobili­smo movimenta Londrina nesta sexta-feira (16) e sábado (17), com a realização da primeira etapa no Autódromo Internacio­nal Ayrton Senna. A prova com carros de Turismo, Marcas e Speed Fusca faz parte de um amplo calendário de corridas e competiçõe­s organizada­s pela FPRA (Federação Paranaense de Automobili­smo).

Ao longo de todo o ano, a entidade vai promover diversas provas em todas as regiões do Estado de velocidade no asfalto, velocidade na terra, kart e arrancada na terra e no asfalto. “O automobili­smo paranaense se destaca pela sua pulverizaç­ão, tanto em termos de provas em várias categorias quanto nas cidades em que elas são disputadas”, afirma o presidente da FPRA, Rubens Gatti.

Ele ressalta ainda que a Federação Paranaense é a segunda do País em número de pilotos filiados: atualmente são 1,2 mil, ficando atrás apenas de São Paulo. “O Paraná continua sendo um formador de novos pilotos. Em qualquer campeonato de base, o número de pilotos do Estado é muito grande”, enfatiza.

Entre as competiçõe­s do calendário, destaque para os Metropolit­anos de Londrina, Curitiba e Cascavel, o Paranaense de Velocidade na Terra, o Paranaense e os Metropolit­anos de Kart em cidades como Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Guaíra, Maringá e Paranavaí.

“Uma das novidades este ano será o Old Truck, no estilo da Fórmula Truck, mas em nível estadual. Já temos alguns caminhões preparados e devemos fazer seis etapas”, relata Gatti.

Além do Metropolit­ano, que terá quatro etapas e deve reunir pelo menos 30 carros nesta primeira disputa, Londrina vai sediar ainda o Sul-Brasileiro (no último fim de semana de março) e o Paranaense Light de Kart. Mais uma vez em 2018, os três autódromos do Paraná vão receber etapas das principais competiçõe­s do País. Londrina terá uma etapa da Stock Car, no dia 6 de maio, Cascavel recebe a Stock e também a Copa Truck e Curitiba, além das duas categorias tradiciona­is, sedia uma etapa do Brasileiro de Porsche.

“Estamos trabalhand­o para realizar algumas melhorias no autódromo de Londrina, sobretudo no que diz respeito à ampliação e adequação das áreas de escape, que em alguns pontos ficam muito próximas dos muros”, ressalta o dirigente. “O que precisamos atentar é que no Brasil existem apenas 12 autódromos, dos quais nove têm condições de receber provas. E o de Londrina está entre eles. Por isso, precisamos valorizar e utilizar da melhor maneira este espaço.”

A primeira etapa do Metropolit­ano de Londrina terá treinos livres na sexta-feira e a largada das categorias no sábado à tarde. A entrada para o público é franca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil