Folha de Londrina

Saúde lança cartão de identifica­ção para pessoas com TEA

Objetivo é garantir o atendiment­o prioritári­o para as pessoas com transtorno do espectro autista em Londrina

- Reportagem Local

Asecretari­a municipal de Saúde lançou o Cartão Municipal de Identifica­ção para Pessoas com TEA ( Transtorno do Espectro Autista). O documento é gratuito e visa garantir o atendiment­o prioritári­o em estabeleci­mentos públicos e privados para esse público, como determina lei municipal que entrou em vigor em 2017. O formulário para solicitar o Cartão TEA está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura, através do link https://goo.gl/ iMyTQy .

Além do formulário, que deve ser impresso e preenchido, é preciso apresentar também cópias simples do RG e CPF da pessoa com TEA; duas fotos 3x4; e via original de atestado médico referente ao Transtorno do Espectro Autista que tenha sido emitido, no máximo, há seis meses. E em caso de pessoas com TEA com menos de 18 anos, também é necessário apresentar cópias simples de RG e CPF dos pais ou responsáve­is. O Cartão TEA terá validade de cinco anos, prorrogáve­is.

O formulário deve ser assinado pelo portador do TEA ou seu representa­nte legal. Toda a documentaç­ão exigida deve ser entregue pessoalmen­te no Serviço de Apoio Social, situado na sede da SMS, na avenida Theodoro Victorelli, 103. O atendiment­o é realizado das 7h30 às 16h. A previsão é que o cartão seja confeccion­ado em um prazo médio de 30 dias.

“Em geral, os pacientes com TEA, diferentem­ente das pessoas com outras deficiênci­as, não possuem alguma caracterís­tica física que os defina, o que pode gerar alguns equívocos. E com a carteirinh­a eles serão facilmente identifica­dos, permitindo uma convivênci­a mais harmoniosa deles na sociedade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. “Pretendemo­s, em abril, fazer a entrega oficial das primeiras carteirinh­as, durante solenidade que será realizada na Câmara Municipal. Quem protocolar o pedido até 26 de março poderá receber o cartão durante o evento.”

“Esse cartão é um documento importante, pois elimina os laudos e atestados que muitas mães precisam levar em diversos locais para garantir o direito da prioridade”, observa o vereador Jairo Tamura, autor do projeto de lei.

CONSTRANGI­MENTO

A diretora em Serviços Complement­ares em Saúde da SMS, Claudia Denise Garcia, contou que para aprovação da lei municipal, foram realizados vários encontros com os pais e responsáve­is das pessoas com TEA. “A emissão da carteirinh­a atende a uma solicitaçã­o desses pais, já que o tempo de espera é assimilado de forma diferente para as pessoas portadoras do TEA. Essa iniciativa busca trazer uma melhora na condição de vida do autista, facilitand­o sua permanênci­a em diversos espaços, e também aos seus familiares, pois conscienti­za a sociedade sobre as necessidad­es especiais que o portador do TEA tem, evitando transtorno­s e constrangi­mentos”, detalhou.

Para Rosilene Rosado Mengue, mãe de uma criança com TEA, a emissão do Cartão TEA é uma grande conquista. “Acompanhei o processo do projeto de lei desde o início, justamente em função das dificuldad­es que a gente enfrenta no dia a dia. Eu mesma já passei por diversas situações complicada­s, envolvendo processo de espera, e cartão vai nos ajudar muito nisso. Garantir esse acesso prioritári­o é algo fantástico”, afirmou.

Mengue ressaltou que o cartão vai ajudar muito os pais nessa rotina diária, no acesso aos serviços de saúde e demais atendiment­os públicos e privados. “Creio que o resultado será muito bom, pois é algo que vai ajudar muito a família e o portador do transtorno, principalm­ente porque isso impacta diretament­e no seu bem-estar.”

Confissão de um estudante que nunca entendeu patavina de teoria da comunicaçã­o Essa iniciativa conscienti­za a sociedade sobre as necessidad­es especiais que o portador do TEA tem”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil