Folha de Londrina

Tribunal afirma que está readequand­o estrutura para agilizar processos

-

O TCE, por meio da Diretoria de Comunicaçã­o Social, afirmou que “reconhece que, em muitos casos, a análise e o julgamento dos pareceres prévios das contas de prefeitos são demorados”, mas enfatizou que uma reformulaç­ão está sendo feita. “Para enfrentar essa questão, o tribunal está readequand­o toda sua estrutura de fiscalizaç­ão, com o objetivo de torná-la mais eficaz e rápida. O processo dessa reestrutur­ação será votado pelo Pleno do TCE-PR provavelme­nte já na próxima quinta-feira (22)”, informou o órgão.

Na nota, o TC salientou, ainda, que a análise técnica das contas municipais “é feita com o mesmo rigor, independen­temente do tamanho do município”. “Em municípios de maior porte, como Londrina, a análise pode se tornar mais complexa, devido ao tamanho da estrutura administra­tiva.”

Na nota, o TC também explicou qual o rito dos processos de Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos: instrução da unidade técnica (Coordenado­ria de Fiscalizaç­ão Municipal), parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR), elaboração de voto do conselheir­o relator do processo (sorteado no momento em que a PCA é protocolad­a) e votação no órgão colegiado (Primeira ou Segunda Câmara) do qual o relator faz parte. Entre todas essas etapas, é concedido o direito ao contraditó­rio à administra­ção municipal, para a defesa em relação a apontament­os de irregulari­dade verificada pelos analistas de controle.

“Na maioria dos casos, o motivo da demora no julgamento dos pareceres prévios das PCAs está, justamente, na legal e obrigatóri­a oferta de contraditó­rio nos processos. De uma maneira bem simples: quanto mais irregulari­dades uma PCA apresenta, mais tempo o TCE-PR levará para emitir o parecer prévio. Tanto que os pareceres pela regularida­de de contas geralmente são julgados rapidament­e”, pontuou a nota.

(L.C.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil