Folha de Londrina

Justiça solta ex-diretor da UTFPR

- Celso Felizardo Reportagem Local

A 5ª Vara Federal de Londrina soltou, no final da tarde desta sexta-feira (16), o ex-diretor do campus Cornélio Procópio da UTFPR (Universida­de Tecnológic­a Federal do Paraná) Devanil Antônio Francisco. Ele é o principal alvo da Operação 14 Bis, que investiga supostos desvios e fraudes em licitações na instituiçã­o de ensino. Segundo a PF, ele construiu um patrimônio milionário e é dono de 58 quitinetes que eram alugadas pelos alunos da Universida­de.

Devanil estava em prisão temporária, que tem duração de cinco dias. O juiz decidiu, de ofício, soltá-lo antes do fim do prazo. “Foi de ofício porque não tinha elementos suficiente­s contra ele, não tinha por que mantê-lo preso”, afirmou o advogado Mário Barbosa, que defende Devanil.

O ex-diretor é acusado de ter amealhado um patrimônio extraordin­ário durante o período em que exerceu as funções no campus. Os investigad­ores informaram que Devanil montou uma empresa, a 14 Bis, que deu nome à operação, exclusivam­ente para administra­r os bens, entre os quais dois edifícios em Cornélio Procópio. Além dos imóveis, Devanil, segundo a PF, é sócio na construção de um terceiro prédio de luxo, em parceria com empresário envolvido nas fraudes. Na terça-feira (13), 20 pessoas foram presas pela Polícia Federal. Dezesseis delas foram soltas no dia seguinte. As outras quatro, incluindo o ex-diretor, deixaram a prisão nesta sexta.

(Com Agência Estado).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil