Folha de Londrina

Portuguese­s fazem um minuto de silêncio

- Giuliana Miranda Folhapress

- O Parlamento de Portugal aprovou por unanimidad­e, na manhã desta sexta (16), uma nota de pesar pela morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinad­a na quarta (14) no Rio de Janeiro. O texto apresentad­o pelo Bloco de Esquerda, partido que apoia o governo do primeiro-ministro socialista António Costa, “exprime a mais veemente condenação pela violência e pelos crimes políticos e de ódio que aumentam de dia para dia no Brasil”.

Os deputados portuguese­s fizeram ainda um minuto de silêncio em homenagem a ela e ao motorista Anderson Pedro Gomes, 39, que também morreu no atentado. O assassinat­o de Marielle vem tendo grande repercussã­o no país. Na noite de quinta (15), cerca de 500 pessoas protestara­m no centro de Lisboa, nas imediações do Consulado do Brasil, contra a violência e os ataques aos direitos humanos no Brasil.

No Parlamento Europeu, uma coalizão de partidos de esquerda composta por 52 deputados enviou uma carta para a chefe da diplomacia do bloco pedindo a suspensão das negociaçõe­s entre Mercosul e Europa até que o Brasil desse respostas sobre a proteção a defensores de direitos humanos.

ONGs estrangeir­as também reforçaram a repercussã­o internacio­nal, com comunicado­s e denúncias. Relatores da ONU também passaram a se mobilizar para pedir explicaçõe­s formais ao governo.

Lisboa REAÇÃO

Já a chancelari­a enviou a todas suas embaixadas do mundo instruções para que os diplomatas do Itamaraty entrem em contato com autoridade­s locais e com formadores de opinião para “expor de maneira mais ampla possível as medidas tomadas pelo governo para esclarecer o assassinat­o da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes”.

(Com Jamil Chade, da Agência Estado)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil