Folha de Londrina

‘Madalena não era feminista’,diz pesquisado­ra

-

Apesar de ser mostrada como uma mulher forte e certa do que queria, Maria Madalena, de acordo com especialis­tas, não pode se considerad­a uma representa­nte do feminismo ao pé na letra.

“O conceito feminista só surgiria no século 18. É o movimento iluminista que dá origem à crítica feminista. As mulheres da antiguidad­e são bons modelos para pensarmos nosso tempo presente, mas não podem ganhar esse filtro”, diz a historiado­ra, professora e pesquisado­ra Juliana Cavalcanti.

A pesquisado­ra da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião Wilma Steagall De Tommaso concorda com a colega. “Eu não encaixo a Maria Madalena nesse rótulo. Ela era apenas uma mulher que procurava sentido para a vida. E quando encontrou Jesus Cristo percebeu que era isso o que ela queria: segui-lo e ser fiel a Ele”, enfatiza.

De acordo com ela, é bom ter filmes como este, “Maria Madalena”, que afastam a imagem de pecadora e prostituta, mostrada em outros longas.

“O cinema é diversão também. Se fosse colocado tudo como está nos evangelhos, não ficaria legal. Entendo que a história deva ser romanceada, mas fico feliz que esse longa fale a realidade sobre a santa”, finaliza a pesquisado­ra.

(L.V./ Folhapress)

 ?? Fotos: Universal Pictures/ Divulgação ?? Maria Madalena interpreta­da por Rooney Mara: longa-metragem traz luz sobre a personagem que enfrentou preconceit­os e tenta afastá-la das polêmicas
Fotos: Universal Pictures/ Divulgação Maria Madalena interpreta­da por Rooney Mara: longa-metragem traz luz sobre a personagem que enfrentou preconceit­os e tenta afastá-la das polêmicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil