Folha de Londrina

Para especialis­tas, tema causa um longo debate

-

Segundo historiado­res e especialis­tas em religião, a figura de Maria Madalena, ainda nos dias de hoje, é julgada e sofre com preconceit­o, por conta de tudo o que sempre foi dito a respeito de sua vida. Nem mesmo a consideraç­ão do Papa Francisco, em 2016, que a reconheceu como grande evangeliza­dora, foi capaz de melhorar sua imagem entre os católicos.

“Ela passou séculos sendo retratada como prostituta, pelo cinema e pela arte em geral. Em pinturas usavam as cores amarela e verde para simbolizar a vulgaridad­e dela. Então, filmes que tentam resgatar a imagem de Maria Madalena têm muita relevância no sentido de mudar a cabeça das pessoas”, analisa Lidice Meyer Pinto Ribeiro, professora de antropolog­ia do Mackenzie.

Para a historiado­ra, professora e pesquisado­ra Juliana Cavalcanti, a tensão sobre esse assunto ainda está latente nas igrejas. “Se não houvesse uma preocupaçã­o até agora com relação a esclarecer a história dela, não faria sentido o lançamento de filmes e livros sobre o tema. A figura de Maria Madalena é muito cheia de força. E as pessoas só tendem a discutir o que as incomoda.”

Para André Chevitares­e, professor do instituto de história da UFRJ (Universida­de Federal do Rio de Janeiro), o filme se mostra atual e causa “um longo e complicado debate na tradição cristã”.

(L.V./ Folhapress)

 ??  ?? O Papa Francisco reconheceu Maria Madalena como uma grande evangeliza­dora
O Papa Francisco reconheceu Maria Madalena como uma grande evangeliza­dora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil