Folha de Londrina

Trump sugere pena de morte para traficante­s

De acordo com a Casa Branca, a medida será requisitad­a pelo Departamen­to de Justiça com base em leis já existentes

- Estelita Hass Carazzai Folhapress

Washington, EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta segunda (19) a pena de morte para traficante­s de drogas, a fim de combater a epidemia de opioides no país - que, no ano passado, matou 53 mil pessoas. “Se não formos duros, estaremos perdendo nosso tempo”, afirmou Trump, em pronunciam­ento nesta segunda. “Essas pessoas matam milhares de pessoas todos os anos e, quando são pegas, ficam 30 dias na cadeia, ou saem depois de um ano, ou pagam multa. Temos que ser mais duros.”

O mandatário defendeu a medida apenas para grandes traficante­s, ou “grandes impulsores” do tráfico de drogas. De acordo com a Casa Branca, a pena de morte será requisitad­a pelo Departamen­to de Justiça em casos específico­s, com base em leis já existentes. Mas o presidente afirmou que o órgão também estuda a mudança de leis federais.

Os EUA vivem uma epidemia de analgésico­s opiáceos, à base de morfina, para combater a dor. No ano passado, Trump declarou situação de emergência em saúde pública, e prometeu medidas para combater o mau uso desses medicament­os.

A sugestão da pena de morte segue o caminho de outros países, como as Filipinas, onde o presidente Rodrigo Duterte prometeu matar 100 mil traficante­s de drogas - o que acabou causando uma escalada de assassinat­os no país.

No discurso, Trump aproveitou para defender o muro na fronteira com o México de onde, segundo ele, vem 90% da heroína consumida no país. Mas a pena de morte não foi a única medida defendida pelo republican­o. Ele também prometeu ações legais contra companhias farmacêuti­cas, que estão sendo investigad­as pelo Departamen­to de Justiça, e uma grande campanha publicitár­ia para alertar sobre os perigos dos opioides.

 ?? Mandel Gnan/AFP ?? Trump:”Se não formos duros, estaremos perdendo nosso tempo”
Mandel Gnan/AFP Trump:”Se não formos duros, estaremos perdendo nosso tempo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil