Folha de Londrina

Detran testa projeto para melhorar tráfego de motos

- Magaléa Mazziotti Reportagem Local

Curitiba - O Detran-PR (Departamen­to de Trânsito do Paraná) e a prefeitura de Curitiba iniciam nesta quarta-feira (21) os testes do projeto Motoboxes, que reserva aos motociclis­tas, literalmen­te, um quadrado exclusivo entre a faixa de pedestres e os carros para que as motos tenham preferênci­a no momento em que o semáforo ficar verde, liberando o tráfego. O espaço exclusivo para motos foi instalado nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em um cruzamento próximo à sede do Detran-PR. De forma alinhada cabem dez motos, o que é considerad­o suficiente para a demanda.

Segundo a superinten­dente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistell­a, o projetopil­oto foi concebido junto a representa­nte dos motociclis­tas na capital, que possuiu 150.826 motos registrada­s, segundo o Detran-PR. A frota correspond­e à 10,76% do to- tal de veículos de Curitiba, que soma 1.401.710. Em todo o Paraná, as motociclet­as correspond­em a 20% do total de veículos em circulação, e estão envolvidas em 33% dos acidentes registrado­s. Os motociclis­tas são 38% dos feridos e 23% dos mortos no trânsito do Estado, segundo dados do Detran-PR.

A duração do período de testes não foi definida. Se os resultados forem positivos o projeto será estendido a outros cruzamento­s da capital e para cidades do interior. “A ideia é estender para os cruzamento­s com maior fluxo de motos, caso a medida apresente os resultados esperados”, afirma Battistell­a. Segundo ela, a pintura horizontal da sinalizaçã­o tem um custo irrisório diante do benefício de reduzir os acidentes.

O doutorando em gestão urbana com ênfase em políticas públicas e professor dos cursos de Arquitetur­a e Engenharia Civil da FAE Centro Universitá­rio, Augusto Pereira, considera que a medida pode interferir positivame­nte na redução dos acidentes en- volvendo motociclet­as, em Curitiba. “De maneira prática, isso tornará o arranque no semáforo mais seguro para os motociclis­tas já que eles terão maior visibilida­de juntos aos motoristas do que na lateral”, avalia. “Claro que em conjunto se faz necessário um trabalho de conscienti­zação sobre o funcioname­nto e a finalidade dos boxes, visando a sensibiliz­ação dos condutores para ofato de queiss onã oé roubar oesp açodo carro, masa busca pela segurança e o bem-estar coletivo”, ressalta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil