Folha de Londrina

‘Palhaceata’ na Concha

-

Vários grupos da cidade que trabalham a linguagem dopa lhaç o,d o malabarism­o, da acrobacia, da

contorção ,da pern ade pa u– dentre outras habilidade­s circenses - reúnem-se na Concha Acústica, esta quarta-feira (21), às 17 horas, ao som da tradiciona­l Banda Marcelino Champagnat para dar a s boas-vindasà1 3ª edição do evento. Da li, el es caminham numa “Palhaceata” pelo Calçadão, at é o Teatro Ouro Verde, onde acontec ea cerimônia de abertura e o espetáculo “Coletivo Londrina”, às 20h30. A entrada é gratuita e os ingressos pode m ser retirad os na bilheteria do teatro a partir das 15 horas da própria quarta. A classifica­ção indicativa é livre.

A intenção desta primeira noite éa gregar números de humor, graça e virtuosism­o técnico concebidos por grupos que desenvolve­m os seus trabalhos em Londrina. Estarão present esi nstituiçõe­s bem tradiciona­is, como a Troupe Aerocircus (fundada em 1997), a Escola de Circo de Londrina (de 2004) e o CLAC – Centro Londrinens­e de Arte Circense (criado em 2005), bem como coletivos mais jovens, a exemplo do Zirkus (inaugurado em 2013) e a Família do Circo (formado por marido, esposa e filho chilenos radicados em Londrina há menos de 5 anos). Também marcam presença o grupo do Centro Educaciona­l Marista Irmão Acácio, voltado à formação sociocultu­ral, e companhias teatrais especializ­adas na linguagem do clown: o Triolé, As MultiDança­rinas e o Plantão Sorriso, que fará uma intervençã­o muito divertida logo na entrada do Teatro Ouro Verde, tal qual a abordagem que fazem nos hospitais para injetar sorrisos em adultos e crianças. Todas as performanc­es serão apresentad­as e costuradas pelo Palhaço Xupetim, que divertiu várias gerações da cidade.

É o Festival de Circo de Londrina abrindo alas para os próximos dias de magia. O evento é realizado pela ALC – Associação Londrinens­e de Circo, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Os apoios são da Casa de Cultura da UEL, Cirque du Monde (Social Circus Program of Cirque du Soleil), Circo Mundo Brasil e Hemizê Projetos. (M.R.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil