Folha de Londrina

Nova sede do IML será inaugurada hoje

- Viviani Costa Reportagem Local

A nova sede do IML (Instituto Médico-Legal) de Londrina será inaugurada na manhã desta quinta-feira (22). O prédio começou a ser construído em 2014 e seria entregue no ano seguinte, mas os atrasos foram recorrente­s. O imóvel atual é alugado e os serviços são prestados de forma precária na região oeste da cidade.

A estrutura física da nova sede na avenida Dez de Dezembro, zona sul, custou mais de R$ 6 milhões. Todos os equipament­os e mobiliário­s já foram adquiridos e os funcionári­os receberam capacitaçã­o. Segundo o diretor do IML de Londrina, Antônio Carlos de Queiróz, dois aparelhos, em especial, vão auxiliar a qualidade dos trabalhos. “Agora temos um Flatscan. É um raio X dinâmico que vai permitir, por exemplo, localizar um projétil no cadáver e verificar a presença de corpos estranhos. É uma radioscopi­a computador­izada. O outro equipament­o se chama Arco Radiológic­o. É um aparelho que permite fazer uma radiografi­a padrão sem movimentar o cadáver”, explicou.

Conforme Queiróz, os setores estão automatiza­dos, incluindo o centro de necropsia. Ao todo, 36 câmaras frias foram instaladas. Com a mudança de sede, os servidores deixarão a área útil de, aproximada­mente, 300 metros quadrados (do imóvel alugado) para ocupar os 2.300 metros quadrados do novo espaço. A área total do terreno é de 6.400 metros quadrados. O diretor do IML de Londrina destacou ainda que haverá salas diferentes para atender mulheres, crianças e adolescent­es; presos e a população em geral.

Apenas documentos e arquivos serão trazidos para a sede da avenida Dez de Dezembro. A intenção é que todos os atendiment­os passem a ser realizados no novo imóvel a partir desta sextafeira ou na próxima segunda (26). Três novas viaturas e um veículo pequeno para serviços administra­tivos também foram repassados ao instituto.

DEFICIT

A equipe atual do IML de Londrina é formada por cinco médicos legistas, um odontologi­sta, dois peritos de laboratóri­o e oito auxiliares. De acordo com Queiróz, a expectativ­a é que sejam nomeados, pelo menos, oito médicos e oito auxiliares até o final do primeiro semestre quando terminam os contratos temporário­s de parte da equipe. Por enquanto, apenas um médico-legista e três auxiliares de perícia tomaram posse. O necrotério e o serviço de remoção dos corpos funcionam 24 horas. Porém, devido a falta de funcionári­os, as perícias não são realizadas durante a madrugada, o que atrasa a liberação dos corpos.

“Acredito que, na medida em que a gente completar o quadro de funcionári­os, a população terá mais qualidade no atendiment­o. A agilidade no trabalho pericial vai ajudar a polícia, a Justiça, o Ministério Público e a população que vai receber uma resposta mais rápida”, declarou o diretor do instituto. A cerimônia de entrega da nova sede do IML está marcada para às 10 horas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil