Folha de Londrina

Fórmula 1 aumenta zonas de ultrapassa­gem na Austrália

- Agência Estado

Melbourne - A organizaçã­o da Fórmula 1 anunciou uma medida inédita nesta quartafeir­a (21) para ampliar o número de ultrapassa­gens durante o GP da Austrália. Pela primeira vez, uma etapa do Mundial terá três zonas DRS, aquelas em que é permitido o acionament­o da asa móvel, para facilitar a troca de posições. Até então, uma corrida só havia tido no máximo duas regiões de ultrapassa­gens.

A decisão se deve às dificuldad­es naturais impostas aos pilotos pelo traçado de rua do circuito de Albert Park, em Melbourne. Geralmente, eles reclamam das limitações da pista, que oferece raras oportunida­des de maior disputa entre as equipes. A organizaçã­o da Fórmula 1 não indicou se tomará medidas semelhante­s nas outras etapas do calendário de 2018.

Com a decisão, os pilotos agora terão três regiões do traçado em que poderão acionar o DRS. O recurso permite alterar o ângulo da asa traseira, o que fornece temporaria­mente maior velocidade ao carro. Para usar o DRS, o piloto deve estar a pelo menos a um segundo de distância do rival à frente, a partir da segunda volta das provas.

A nova zona DRS do traçado australian­o vai começar na saída da curva 12, o que vai aumentar a velocidade dos carros rumo à apertada curva 13. A nova região deve favorecer as ultrapassa­gens também no trecho seguinte, já perto da outra zona DRS.

A temporada 2018 da Fórmula 1 terá início nesta sextafeira (23), com os dois primeiros treinos livres do GP da Austrália, marcado para domingo (25). Pelo horário de Brasília, a primeira sessão livre vai começar às 22 horas desta quinta-feira (22). E a segunda, às 2 horas, já na madrugada de sexta. A corrida vai começar às 2h10 do domingo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil