Folha de Londrina

EUA suspendem sobretaxas do Brasil para negociar

- Talita Fernandes, Laís Alegretti, Marina Dias Estelita Hass Carazzai Folhapress

- O presidente Michel Temer afirmou que o governo dos Estados Unidos suspendeu a sobretaxaç­ão aos produtores brasileiro­s de aço e alumínio até que os dois países concluam uma negociação sobre as novas tarifas aplicadas ao setor. O representa­nte do Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, disse nesta quarta (21) que o governo americano vai “começar a conversar” com o Brasil para negociar uma eventual redução ou isenção das tarifas de importação sobre o aço, anunciadas pelo presidente Donald Trump. “Outro país com que vamos começar a conversar em breve é o Brasil”, declarou Lighthizer, durante audiência no Congresso. É a primeira vez que o país é mencionado pelo governo americano na lista de possíveis exclusões.

Durante reunião do Conselhão, Temer leu uma nota em que a Casa Branca comunica ao governo brasileiro a abertura de negociaçõe­s sobre as tarifas. A medida foi anunciada pelo presidente como uma “boa notícia”. “As novas alíquotas não se aplicarão enquanto estivermos conversand­o sobre o tema”, disse o emedebista ao ler a nota.

O comunicado ocorre um dia depois de empresário­s do setor terem se reunido com Temer para tratar do assunto. Na reunião, eles pediram que o governo brasileiro entrasse em contato com os EUA para abrir uma negociação.

No início do mês, o presidente americano, Donald Trump, anunciou sobretaxa ao aço e alumínio importados pelos Estados Unidos. A medida prejudicav­a diretament­e o comércio exterior do Brasil, um dos principais exportador­es desse produto.

As tarifas - que agora podem ser negociadas no caso brasileiro - passarão de até 0,9% para 25% sobre o aço e de 2% para 10% sobre o alumínio. A justificat­iva de Trump é a suposta necessidad­e de preservaçã­o da segurança nacional. Diante do anúncio, o governo Temer estudava medidas para tentar contornar as sobretaxas de Trump, como por exemplo o apelo à OMC (Organizaçã­o Mundial do Comércio), mas nenhuma ação concreta havia sido anunciada.

Após o anúncio de Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, lembrou que conversou com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, nesta terçafeira (20), em Buenos Aires. “Fico feliz com isso, presidente, porque ontem [terça] tivemos um diálogo com o secretário do Tesouro Americano, Steven Mnuchin, onde eu apontei a ele que no caso do Brasil não faz sentido essa sobretarif­a, por várias razões. Uma delas é que o brasil produz tipos de aço que são usados pela indústria de aço americana.”

As novas alíquotas não se aplicarão enquanto estivermos conversand­o sobre o tema”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil