Folha de Londrina

Fact-checking ganha aliados

-

As iniciativa­s de checagem e divulgação de informaçõe­s na internet também estão ganhando aliados na disseminaç­ão de informaçõe­s confiáveis. Chamadas de fact-checking, essas iniciativa­s já podem ser acionadas pelo dispositiv­os com reconhecim­ento de fala Google Home e Amazon Echo. Por meio de aplicativo­s para os dispositiv­os, usuários podem fazer perguntas e checar a veracidade de informaçõe­s, com destaque para assuntos da política norte-americana. A ferramenta ainda não está disponível na língua portuguesa porque o repositóri­o nesse idioma ainda é insuficien­te, explicou o professor de Jornalismo e Políticas Públicas na Duke University, Bill Adair.

O aplicativo foi apresentad­o pelo professor, em encontro com grupo de jornalista­s brasileiro­s na US Innovation and Press Freedom Study Tour. As chamadas “fake news” (notícias falsas) foram um dos principais assuntos do evento, que consistiu em uma viagem aos EUA financiada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e organizado pelo ICFJ (Internatio­nal Center for Journalist­s) com visitas a redações de jornais e a instituiçõ­es e empresas com iniciativa­s voltadas ao jornalismo e às notícias, e encontros com especialis­tas e autoridade­s com os temas inovação e liberdade de imprensa.

Adair é ganhador do prêmio Pulitzer com o seu projeto Politifact, site que faz a checagem de fatos da política norte-americana. Ele também falou sobre as perspectiv­as do fact-checking. Para ele, o futuro da ferramenta é a automação, com a checagem de dados em tempo real, ao mesmo tempo em que um político fala na TV, por exemplo. “O fact-checking aparecer na tela quando o político falar alguma coisa.”

APP

Para fazer a checagem de fatos pelo Google Home, em inglês, basta pedir a ele: “OK Google, talk to Share the Facts.” Share the Facts é o nome do aplicativo de fact-checking. O usuário pode fazer perguntas como “did Donald Trump oppose the war in Iraq?” (Donald Trump se opôs à guerra no Iraque?), “was Obamacare a failure?” (o Obamacare foi um fracasso?), ou “is it true that Donald Trump said climate change was a hoax?” (é verdade que Donald Trump disse que a mudança climática foi um boato?) e o assistente virtual da Google irá buscar no banco de dados do Share the Facts uma resposta confiável. O repositóri­o do app contém cerca de 9 mil checagens de fatos, segundo o site da organizaçã­o Reporters’ Lab, criadora da ferramenta.

No caso do Amazon Echo, o usuário deve habilitar a função do Share the Facts no aplicativo da Alexa, a assistente virtual da Amazon. Para fazer perguntas, é preciso acionar o aplicativo dizendo “Alexa, ask the factchecke­rs”.(M.F.C.)

 ?? Sérgio Ranalli ?? Aplicativo de checagem de fatos está disponível para o dispositiv­o com reconhecim­ento de fala Google Home
Sérgio Ranalli Aplicativo de checagem de fatos está disponível para o dispositiv­o com reconhecim­ento de fala Google Home

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil