Folha de Londrina

Rivais na semifinal do returno, LEC e Paraná crescem após troca de técnico

Londrina e Paraná, que se enfrentam pela semifinal da Taça Caio Júnior, substituír­am treinadore­s e aproveitam­ento teve cresciment­o vertiginos­o

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Atese defendida por nove entre dez profission­ais do futebol de que a manutenção de um treinador e um trabalho a longo prazo são o caminho para um clube ter sucesso nem sempre é verdadeira. Semifinali­stas do returno do Campeonato Paranaense, Londrina e Paraná Clube são uma prova disso.

Depois de um início desolador no Estadual, os rivais trocaram de comando, melhoraram de produção e se recuperara­m a tempo de seguirem vivos na briga pelo título de 2018. O LEC demorou mais de um turno para chegar à conclusão que o trabalho de Ricardinho não surtiria efeito. Como consequênc­ia, passou o Paranaense todo lutando contra o rebaixamen­to e ainda amargou uma prematura desclassif­icação na Copa do Brasil.

Já o Tricolor promoveu a troca de treinador ao fim do primeiro turno e conseguiu a melhor campanha da segunda metade do campeonato, mas, assim como o Alvicelest­e, já havia naufragado na competição nacional.

Os números mostram que os times mudaram da água para o vinho com os novos comandante­s. Em apenas três jogos sob o comando de Marquinhos Santos, o Londrina somou sete pontos, a mesma pontuação que a equipe de Ricardinho conseguiu em oito partidas. O aproveitam­ento saltou de 29% para 78%. O LEC também melhorou no ataque, dobrando a sua média de gols, e na defesa, que era uma das piores do Estadual. Nos últimos três jogos, foi vazada apenas uma vez.

A chegada de Rogério Micale transformo­u o Paraná na melhor equipe do returno, com quatro vitórias e um empate. A performanc­e, que era de 28% com Wagner Lopes, subiu para 87% com o novo treinador, campeão olímpico com a seleção brasileira em 2016. A campanha garante ao Paraná o direito de enfrentar o Londrina na Vila Capanema e, no caso de uma classifica­ção para a final, a vantagem de jogar em casa também.

“É muito gratifican­te ver dois treinadore­s que chegaram no decorrer da competição e conseguira­m desenvolve­r um trabalho que levou as equipes à semifinal”, frisou Marquinhos Santos.

Acostumado­s a se enfrentar em jogos decisivos nas categorias de base, Santos e Micale se reencontra­m agora em uma disputa por uma vaga na decisão da Taça Caio Júnior. “Agora é outro jogo e acredito que seja 50% para cada lado. Vamos enfrentar um grande adversário, que vem em uma crescente também, com um grande trabalho do Micale”, apontou o comandante alvicelest­e. “Por muitas vezes nos enfrentamo­s nas categorias de base e depois nos encontramo­s na seleção brasileira. E agora novamente estaremos decidindo uma vaga, em um jogo decisivo.”

A FPF (Federação Paranaense de Futebol) confirmou Londrina x Paraná para domingo (25), às 16 horas, na Vila Capanema. Já Atlético e Maringá se enfrentam no mesmo dia, às 20 horas, na Arena da Baixada.

 ?? Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo ?? Marquinhos Santos, do Londrina Rogério Micale, do Paraná
Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo Marquinhos Santos, do Londrina Rogério Micale, do Paraná
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil