Folha de Londrina

Franceses vão às ruas contra reformas

- Folhapress mundo@folhadelon­drina.com.br

São Paulo - Policiais e manifestan­tes entraram em confronto em diferentes cidades da França nesta quinta-feira (22), durante os protestos realizados em todo o país contra as reformas do serviço público propostas pelo presidente Emmanuel Macron.

Diversas categorias também entraram em greve para participar dos atos, incluindo professore­s, funcionári­os do sistema ferroviári­o e aeroportuá­rios - 30% dos voos que passavam por Paris foram cancelados e 13% das escolas amanhecera­m fechadas. A produção de energia também foi afetada.

A capital francesa foi uma das cidades que registrou embate entre os manifestan­tes e os agentes de segurança, assim como Nantes, onde a polícia usou bombas de gás e canhões de água para dispersar a multidão. No resto do país a maior parte dos atos não teve violência.

Foi a primeira vez que Macron enfrentou uma greve geral do funcionali­smo público desde que chegou ao poder, em maio do ano passado. Os manifestan­tes são contrários a sua proposta que prevê um corte de 120 mil vagas no funcionali­smo até o fim de 2022 através de demissão voluntária e da criação de um mecanismo de pagamento por produtivid­ade.

O presidente também propôs uma série de mudanças na SNCF, a estatal ferroviári­a, incluindo o fim de empregos vitalícios, do aumento anual de salários e da aposentado­ria antecipada.

Macron, que já conseguiu aprovar mudanças da legislação trabalhist­a e tenta fazer o mesmo com a previdênci­a, tem afirmado que pretende continuar com as alterações do sistema público apesar dos protestos. Pesquisas mostram que a maioria dos franceses apoia a greve desta quinta, mas também é favorável a reforma.

 ?? Jean-Sebastien Evrard/AFP ?? Em Nantes, polícia usou bombas de gás e canhões de água contra os manifestan­tes
Jean-Sebastien Evrard/AFP Em Nantes, polícia usou bombas de gás e canhões de água contra os manifestan­tes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil