Folha de Londrina

Saúde realiza Dia D contra a dengue

Unidades básicas de saúde ficam abertas neste sábado para a quarta etapa da campanha de imunização; haverá vacinação em 30 municípios paranaense­s

- Reportagem Local

As Unidades Básicas de Saúde da área urbana de Londrina estarão abertas neste sábado (24), das 8 às 14h, para atender a população no “Dia D” da quarta etapa de vacinação contra a dengue. Haverá vacinação em 30 municípios do Paraná, integrando a campanha que é direcionad­a ao público da faixa etária de 15 a 27 anos. Nesta fase, serão atendidas prioritari­amente as pessoas que precisam receber a segunda ou a terceira dose da vacina. Dessa forma, não serão iniciados novos esquemas de vacinação.

Para ampliar a abrangênci­a da ação, neste mesmo dia estará instalada uma barraca de vacinação contra a dengue no Calçadão, das 8 às 13h. O trabalho será realizado pelas equipes das secretaria­s municipal e estadual de Saúde .

Durante o “Dia D”, as unidades também realizarão procedimen­tos como coleta de citopatoló­gico de colo de útero, exame clínico das mamas, solicitaçã­o de mamografia, para pacientes que se enquadram nos critérios exigidos, além de vacinação contra o HPV para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Além dos atendiment­os na área urbana, as UBS dos distritos de Guaravera e Lerroville (zona sul) também irão oferecer os mesmos serviços.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, enfatizou que a extensão das atividades tem como finalidade chamar a atenção da população para a importânci­a da imunização contra a dengue e aplicar o maior número possível de doses no público-alvo da campanha. Em Londrina, a meta é vacinar 25.107 jovens. “Por meio do Dia D, o Município oferece no sábado um horário flexível e de acesso mais fácil para os jovens inseridos na faixa etária da campanha. É importante lembrar que não serão feitas as doses iniciais para um novo esquema de vacina.”

A quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue foi lançada no dia 20 de março e prossegue até o dia 28 de abril. A vacina está sendo disponibil­izada em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas zonas rural e urbana, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatóri­o, e a carteira de vacinação.

OUTROS LOCAIS

A partir da semana que vem, a Saúde oferecerá a vacinação contra a dengue em diferentes espaços. Na UEL (Universida­de Estadual de Londrina), as doses serão ofertadas na segunda-feira (26) e terça-feira (27) no Restaurant­e Universitá­rio. Já na quarta-feira (28) a campanha será realizada no Hospital Universitá­rio - sala 515, prédio 3 do CCS.

Outras duas instituiçõ­es de ensino superior terão vacinação. Nos dias 26 e 27 de março, as faculdades Inesul e PUC realizam as doses da campanha em seus períodos de aula.

As atividades descentral­izadas também irão ocorrer ao longo da campanha, en- volvendo espaços de grande circulação, além de empresas e entidades. Os interessad­os em participar devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua região para obter os detalhes necessário­s.

A vacina tetravalen­te contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoide­s em dosagens elevadas e prolongada­s.

“Não serão aplicadas doses iniciais para um novo esquema de vacina”

BALANÇO

A SMS divulgou nesta quinta-feira (22) o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registrada­s 947 notificaçõ­es relacionad­as à doença. Deste total, seis casos foram confirmado­s, 525 descartado­s e outros 416 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratori­ais.

Como parte das ações preventiva­s, o setor de Endemias da secretaria promove um mutirão educativo para mobilizar os moradores e comerciant­es do Jardim Maringá, (zona oeste). A ação ocorrerá na sexta, das 8h30 às 14 horas, em parceria com a associação de moradores do bairro e o ponto de encontro será a sede do órgão, localizada na rua René Descartes, 381.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil