Folha de Londrina

José, o silencioso

- por Paulo Briguet

Meu santo de coração é São José. Por alguns ele é chamado de “José, o silencioso”, uma vez que não diz uma só palavra na Bíblia. Tudo que ele faz é por meio de gestos: aceita Maria, aceita a castidade, aceita abrigar-se em um estábulo, aceita fugir para o Egito, aceita ser o protetor e guardião de Jesus. De certa maneira, ele foi o primeiro a praticar integralme­nte o mandamento que seu filho revelaria no Sermão da Montanha: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

São José é a própria definição do homem altruísta: vive para os outros, pelos outros, nos outros. Com suas mãos calejadas de carpinteir­o, realiza obras para que as pessoas vivam melhor. O carpinteir­o, na época de Jesus, não trabalhava apenas com madeira, mas também com metais e pedras. Em Cafarnaum, onde a Sagrada Família viveu por alguns anos, José tornou-se um construtor de casas. Talvez seja um escândalo para os nossos tempos descrentes saber que José foi um pequeno empresário da construção civil (assim como Sócrates, em Atenas). No entanto, José não é apenas um construtor de móveis e imóveis: ele ajudou a construir a morada de nossa salvação.

Sem dizer uma palavra, São José fala ao coração de todos nós. Ao acolher em sua casa o Menino Deus e sua Mãe, ele simboliza o mistério da fé. Dizemos muitas coisas durante toda a nossa vida; São José habita o espaço entre essas palavras.

José é a figura perfeita do homem justo, que encontramo­s no primeiro Salmo: “(...)Sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como a árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo que ele faz prospera!” Na última segunda-feira, comemoramo­s o Dia de São José, padroeiro universal da Igreja. Pesquisand­o sobre a vida de um outro José, encontrei as palavras de um antigo breviário, com as quais encerro a coluna de hoje: “São José, Preclara prole de Davi, Luz dos Patriarcas, Esposo da Mãe de Deus, Guarda da Virgem pura, Nutrício do Filho de Deus, Insigne defensor de Cristo, Chefe da Sagrada Família, José justíssimo, José castíssimo, José prudentíss­imo, José fortíssimo, José obedientís­simo — Rogai por nós!”

Sem falar uma palavra, São José nos diz muito sobre o amor ao próximo e o caminho da salvação

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil