Folha de Londrina

Ovos de colher fazem a delícia da Páscoa

Produções artesanais de ovos de Páscoa oferecem diversas opções de recheios com inúmeros sabores

- MARIAN TRIGUEIROS REPORTAGEM LOCAL

Que o brasileiro é um povo criativo na culinária, ninguém discorda. Seja pela mistura de culturas ou pela fartura de ingredient­es, o que não faltam são receitas adaptadas, incrementa­das e igualmente saborosas. Nesta época de Páscoa - uma das datas comemorati­vas cristãs mais aguardadas - dentre as novidades de sobremesa que surgiram e continuam fazendo sucesso são os ovos de colher, também chamados de recheados. O nome faz uma alusão ao modo de comer, que necessita de uma colher de verdade, tamanha a quantidade de recheio.

Se as gôndolas dos mercados e lojas especializ­adas já estão tomadas por ovos de Páscoa, nesta categoria, destacam-se as produções artesanais feitas, em geral, por profission­ais do ramo de chocolates e sobremesas. No início, só haviam sabores tradiciona­is como chocolate, coco e leite condensado. Hoje, no entanto, é possível encontrar uma gama de opções capaz de deixar qualquer um na dúvida do que escolher. Ou, de experiment­ar todos, numa verdadeira ode à gula, mas que deve ter perdão.

Adriana Marcolino Cordeiro e Vilsa do Santos, responsáve­is pela Tri Festas, fazem parte de um dos grupos que compõem os produtos expostos do Centro Público de Economia Solidária ( Av. Rio de Janeiro,1278). No espaço, é possível encontrar várias opções de presentes e guloseimas de chocolate, como bombons, trufas, pirulitos, coelhos e, claro, ovos de Páscoa. Além dos ovos de colher, estão os tradiciona­is e os trufados, em que apenas as camadas da casca é recheada; ambos disponívei­s em quatro tamanhos. Já os de colher vêm em duas pesagens: 150 gramas ou 350 gramas.

Segundo a dupla, dentre as opções dos recheados de colher estão pão de mel, torta holandesa, diamante negro, Romeu e Julieta, cappuccino, casadinho, leite em pó, coco com abacaxi, nozes, avelã, amendoim, brigadeiro e maracujá. “Para chegarmos a estes sabores, foi necessário realizamos uma série de testes, pois é preciso ter uma consistênc­ia correta e ingredient­es que não estraguem, pois é um produto artesanal, que não leva aditivos químicos ou conservant­es”, explica.

Para este ano, elas desenvolve­ram uma receita inspirada no churros, uma iguaria doce de origem espanhola que ganhou muita popularida­de no Brasil. “Fica uma combinação de sabores bem harmoniosa”, garante. Os valores dos produtos praticados pela Economia Solidária são considerad­os mais populares por fazerem parte do projeto que viabiliza o negócio de pequenos empreended­ores locais.

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Ovos de colher: recheios variados incluem, além do tradiciona­l chocolate, cappuccino, casadinho, leite em pó, coco com abacaxi, nozes, avelã e outros
Ricardo Chicarelli Ovos de colher: recheios variados incluem, além do tradiciona­l chocolate, cappuccino, casadinho, leite em pó, coco com abacaxi, nozes, avelã e outros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil