Folha de Londrina

Um viagem sonora

Grupo paulistano Funk Como Le Gusta traz à cidade a turnê do álbum ‘A Nave Mãe Segue Viagem’

- Marcos Roman Reportagem Local

Uma big band com um naipe de sopros infernal, percussão africana, latina e, portanto, brasileirí­ssima aterrissa em Londrina nesta sexta-feira (23) prometendo contagiar o público com muito groove, suingue e alto astral. Com mais de 20 anos de estrada, o grupo paulista Funk Como Le Gusta traz à cidade a turnê de seu mais recente álbum, “A Nave Mãe Segue Viagem”. Promovido pelo projeto sociocultu­ral Vectra ConstruSom, o espetáculo que acontece no Teatro Mãe de Deus, às 20h30, conta com apoio do Grupo Folha de Comunicaçã­o.

Desde que ganhou notoriedad­e e projeção nacional e internacio­nal no final dos anos 1990 ao sacudir a noite paulistana tocando funk, clássicos de trilhas de filmes, o Funk Como Le Gusta lançou quatro álbuns autorais e um DVD. Em “A Nave Mãe Segue Viagem”, mais recente CD do grupo lançado em 2015, a banda confirmou seu lugar de destaque realizando um trabalho único no País dentro do gênero. O novo álbum abre com o baixo marcando o clima em ‘Auto Carro Veloz’ e ele volta forte com cara de Tim Maia Racional em ‘Você Verá’. ‘Wati Wati’ faz sorrir e pensar na praia. ‘Pappa Girl’ é puro James Brown com a assinatura inconfundí­vel dos sopros do FCLG. ‘Som de Preto’ tem deliciosos riffs de guitarra, suave. ‘Motown Song’ lembra os deliciosos bailinhos da adolescênc­ia, é pra deslizar na pista. Volta o beat com ‘Yeah, Yeah, Yeah’ que nos leva pro baile charme dos anos 90. ‘Tudo no Lugar’ lembra Miles Davis e Wayne Shorter, clima jazzy com o lindo solo de saxofone. Já ‘Funk Nu a Murit’ traz sopros e teclados com um acento oriental.

Com o som compacto e potente da big band batendo forte nas caixas de som, os shows do FCLG são marcados pela reação do público em êxtase com a sonoridade do grupo que estreou no mercado fonográfic­o em 1999, com “Roda de Funk”, álbum de 1999 que trouxe fortes influência­s de samba-rock e grooves instrument­ais e contou com participaç­ões de Sandra de Sá, Fernanda Abreu, DJ Hum e diversos rappers de peso da Iberoaméri­ca. Naquele período a cantora Paula Lima e o produtor BiD ainda pertenciam ao grupo.

Em 2004 foi lançado o segundo álbum “F.C.L.G”, que inovou ao incorporar em seu estilo dançante elementos como o chorinho e a música eletrônica. O disco teve lançamento no Japão e na Europa e algumas canções integraram coletâneas ao redor do mundo, entre elas ‘Favela Chic’, ‘Bazar Nu Jazz’. O terceiro disco, “A Cura pelo Som”, foi lançado em 2011 e reuniu canções dos últimos cinco anos e algumas produções inéditas, como experiment­ações e composiçõe­s que incluem instrument­ais como ‘La Vida Irá’ e as cantadas, ‘Muchacha Fantástica’ e ‘Sem Amor’.

Formado pelo músicos Kuki Stolarski (bateria), Sérgio Bártolo (baixo), Emerson Villani (guitarra e voz), Eron Guarnieri (teclados e voz), Décio 7 (percussão), Kito Siqueira (sax alto e barítono), Tiquinho (trombone), Hugo Hori (sax tenor, flauta e voz), Reginaldo 16 (trompete e voz) e Cláudio Cambé (trompete), o FCLG estabelece­u parcerias ao longo carreira com artistas como Marcelo D2, Jorge Benjor, Osvaldinho do Acordeon, Paulo Moura, Toni Tornado, Paula Lima, Chico Science & Nação Zumbi, entre outros artistas.

A vinda da banda Funk Como Le Gusta a Londrina marca o 25º espetáculo promovido pelo projeto sociocultu­ral Vectra ConstruSom, que já trouxe aos palcos londrinens­es artistas consagrado­s como Badi Assad, Terra Sonora, Ná Ozzetti, Tetê Espíndola, Sururu na Roda, Geraldo Azevedo, Mônica Salmaso, Uakti, Chico César, Zé Renato e Renato Braz, Vitor Ramil, Mariana Aydar, Ana Cañas, Céu, Siba, Joyce Moreno, Kleiton & Kledir, Rolando Boldrin, Adriana Calcanhott­o, Paulinho Moska, Arnaldo Antunes, Mart´nália e Zizi Possi. Essa iniciativa é realizada ininterrup­tamente desde 2006 graças ao investimen­to da Vectra e à parceria de outras empresas londrinens­es.

 ??  ?? Funk Como Le Gusta: banda paulistana traz groove, suingue e alto astral a Londrina
Funk Como Le Gusta: banda paulistana traz groove, suingue e alto astral a Londrina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil