Folha de Londrina

SOB PRESSÃO

A mistos oé primeiro encontro coma Alemanha desde o 7 a 1, descrito por Tite como ‘fantasminh­a’ brasileiro

- Igor Gielow

Para o técnico Tite, o primeiro encontro com a Alemanha desde o 7 a 1 na semifinal da Copa de 2014 será o maior teste emocional e psicológic­o para a equipe. O volante londrinens­e Fernandinh­o, um dos remanescen­tes da tragédia do Mineirão, está confirmado como titular. Rival deve jogar com time misto

Berlim - O primeiro jogo entre Brasil e Alemanha desde o 7 a 1, que ocorre nesta terça-feira (27) em Berlim, é o maior teste psicológic­o e emocional da seleção comandada por Tite. “Sim, é verdade. O7a1éreal”,dis se o técnico .“Agente carrega esse fantasminh­a todo dia .”

Na preparação para o jogo, que incluiu treinament­os e o amistoso que venceu contra a Rússia na sexta (23), Tite vinha minimizand­o a importânci­a da derrota brasileira na semifinal da Copa de 2014, no Mine irão. Admitia a importânci­a psicológic­a de enfrentara Alemanha antes do Mundial na Rússia, mas nesta segunda ele falou mais abertament­e sobre seus temores.

“Ele( o 7 a 1) tetraz um componente que é inegável”, disse ele, para quem “o sentimento de frustração é normal ”. Ti te irá comandara seleção pela 18ª vez nesta terça, contra nada menos que 160 jogos de seu antípoda alemão, Joachim Löw, à frente da Alemanha há quase 12 anos.

Apesar do caráter simbólico e psicológic­o importante, Tite tem preocupaçõ­es táticas para o jogo, no qual não conta com seu principal jogador, Neymar, que se recupera de uma fratura no pé. A Alemanha jogará sem algumas de suas principais estrelas, como os poupados Özil e Müller e Kroos, que deverá começar no banco.

O volante Fernandinh­o entrará numa posição intermediá­ria à frente dos dois zagueiros, visando melhorar a marcação mas também elevar a qualidade do passe para o ataque. Com isso, Philippe Coutinho, que havia entrado no amistoso contra a Rússia mais centraliza­do, será deslocado para a ponta com Willian. Douglas Costa, que teve atuação apagada contra os russos, sai do time titular.

O time será capitanead­o por um jogador que vem mostrando fragilidad­es na parte defensiva de sua função, o lateral-direito Daniel Alves. Ele minimizou o efeito do 7 a 1 sobre o grupo (“Quando você não pode mudar o passado, você tenta mudar o presente”), dizendo que “houve uma evolução nítida na nossa seleção”.

No banco em 2014, ele disse que não se sentiu injustiçad­o por ter sido sacado do time de Luiz Felipe Scolari, que o trocou por Maicon durante a Copa. “A diferença agora são as ideias novas”, afirmou o jogador, veterano de 33 anos.

O time titular para esta terça tem quatro jogadores que estiveram em campo no Mineirão: Marcelo, Paulinho, Willian e Fernandinh­o. Já os alemães, que passaram por um processo de renovação com a formação que ganhou a Copa das Confederaç­ões no ano passado, jogarão com dois egressos daquela semifinal: Khedira, que pode ser trocado por Goretzka, e Boateng.

 ?? Lucas Figueiredo/CBF ??
Lucas Figueiredo/CBF
 ?? Lucas Figueiredo/CBF ?? Banco no fatídico jogo do Mineirão, Daniel Alves será o capitão diante dos atuais campeões do mundo
Lucas Figueiredo/CBF Banco no fatídico jogo do Mineirão, Daniel Alves será o capitão diante dos atuais campeões do mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil