Folha de Londrina

Operação contra fraude prende seis no Norte Pioneiro

- Reportagem Local

Uma operação deflagrada pelo Ministério Público prendeu seis pessoas na manhã desta segunda-feira (26), em Cambará, no Norte Pioneiro. Cinco deles, quatro empresário­s e um servidor público municipal, são suspeitos de participar de um esquema de fraudes em licitações municipais. Outro suspeito foi preso por porte ilegal de arma de fogo durante o cumpriment­o de um dos 12 mandados de busca e apreensão.

A operação batizada de Tentáculos do Norte foi coordenada pela unidade do Gepatria (Grupo Especializ­ado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidad­e Administra­tiva) de Santo Antônio da Platina. Os mandados foram cumpridos em Cambará e Jacarezinh­o. Na casa de um dos investigad­os, os agentes encontrara­m R$ 500 mil em espécie. Os nomes não dos suspeitos foram divulgados pelo Ministério Público.

Os principais investigad­os são de uma família proprietár­ia de uma empresa de materiais de construção de Cambará. Nas investigaç­ões foram identifica­das 27 licitações em 12 municípios da região. Foram detectadas inscrições de empresas em nome de “laranjas” para fraudar os processos licitatóri­os, além da atuação do grupo em dispensas de licitações direcionad­as. De acordo com Ministério Público, as investigaç­ões duraram cerca de um ano e meio.

Os mandados foram cumpridos com o apoio de integrante­s das promotoria­s de justiça de Cornélio Procópio, Ribeirão do Pinhal, Uraí, Wenceslau Braz, Jacarezinh­o e Congonhinh­as.

Empresas em nome de “laranjas” eram usadas para fraudar os processos licitatóri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil