Folha de Londrina

Combate às ‘fake news’

-

A gigante de buscas Google anunciou, no último dia 20, que investirá US$ 300 milhões em uma iniciativa - a GNI (Google News Initiative) –, que inclui mudanças na maneira como a plataforma apresentar­á conteúdo e financiame­nto de iniciativa­s contra a desinforma­ção.

Segundo Philipp Schindler, vice-presidente sênior de Negócios do Google, em post no blog oficial da companhia, são três os objetivos da iniciativa: elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade; evoluir os modelos de negócios para promover um cresciment­o sustentáve­l (das empresas de notícias) e empoderar empresas de notícias com inovações tecnológic­as. “As pessoas vêm ao Google para procurar por informaçõe­s que possam confiar, e essa informação costuma vir de matérias de jornalista­s e veículos de notícias em todo o mundo”, justificou.

Dentre as ações, está um serviço de assinatura­s para empresas de jornalismo. A empresa entrará com tecnologia para aumentar o número de pessoas que pagam por conteúdo jornalísti­co digital. Isso será feito em duas frentes principais. Na primeira, um novo serviço vai permitir que o usuário assine uma publicação usando sua conta do Google, que o manterá logado em todas as desse veículo. Também será adicionado um espaço na busca para que os assinantes de determinad­o jornal possam ver em destaque o material produzido por aquele veículo.

Além de reforçar o investimen­to em educação midiática dos jovens, a empresa se compromete­u a trabalhar mais na identifica­ção da chamada “mídia sintética”, como vídeos alterados digitalmen­te para fazer com uma pessoa diga algo que não disse, e esforçar-se em melhorar a qualidade da informação médica entregue pela ferramenta de busca (o popular “doutor Google”).

plataforma­s

 ?? Sergio Ranalli ??
Sergio Ranalli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil