Folha de Londrina

“Tristeza de uns é a alegria de outros”

-

“Infelizmen­te a tristeza de uns é a alegria de outros”. É dessa forma que o produtor Geraldo Casaroto define os contratos de soja a R$ 70 que fechou logo quando as informaçõe­s sobre a safra argentina começaram a pipocar no mercado. Ele já havia fechado alguns negócios enquanto a soja estava no campo, mas sempre mantém um volume “no pente” vislumbran­do justamente esse tipo de situação.

O produtor possui uma área de quase 500 alqueires divididos pelos municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã e Sertanópol­is. Nesta safra, sua produtivid­ade fechou com média para a oleaginosa de 158 sacas por alqueire. No ano passado, os valores ficaram entre 165 a 170 sacas por alqueire. “Do meio para frente, a colheita ganhou ritmo e os números melhoraram. Fiquei contente com os resultados.”

Casaroto admite que não esperava uma melhora dos preços neste momento, afinal, a situação de quebra na Argentina é algo que foge do cenário habitual. “Consegui fechar mais uns 10% da minha safra a bons preços devido a essa situação na Argentina.”

Agora, para o segundo semestre, o produtor fica na expectativ­a de alguns acontecime­ntos que, se confirmare­m, serão interessan­tes. “Se por acaso nos Estados Unidos acontecer um atraso de plantio ou outro problema, os preços podem subir novamente. Outra questão é que estamos em ano político e se o dólar reagir pode acontecer um estouro nos preços. Vamos aguardar o segundo semestre.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil