Folha de Londrina

Consórcio regional de lixo

-

Cornélio Procópio

– Em reunião na Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), em Cornélio Procópio, os prefeitos iniciaram uma discussão sobre implantaçã­o de um consórcio para tratamento de resíduos sólidos. A intenção é regionaliz­ar a coleta e gestão do lixo dos municípios próximos a Cornélio Procópio.

A ideia foi defendida pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. “A gestão por consórcio é mais racional, eficiente e elimina dezenas de lixões e aterros, que contaminam o solo e geram doenças, compromete­ndo o meio ambiente e a saúde da população. O consórcio regional tira a responsabi­lidade única dos municípios, possibilit­ando maiores investimen­tos e um tratamento mais adequado para esta questão”.

A Amunop fará uma análise econômica do projeto, que será discutido com os prefeitos e a Sanepar em reuniões futuras.

NORTE

O presidente da Sanepar visitou vários municípios do Norte na última semana, anunciando investimen­tos na região de R$ 90 milhões. Nos 345 municípios em que a empresa presta serviços, 100% da população urbana são atendidas com água tratada e 72% têm acesso à rede coletora de esgoto. E todo o esgoto coletado recebe tratamento adequado. “Em 2011, esse atendiment­o era de 51%. Nosso planejamen­to prevê, em cinco anos, atingirmos 80% da população com acesso à rede coletora e ao sistema de tratamento”, afirma.

(R.P.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil