Folha de Londrina

Abertura para diferentes sonoridade­s

-

“A criança que tem a oportunida­de de vivenciar o processo artístico e musical de outras culturas, ouve diferente e será outro adulto.” É com propriedad­e e leitura que Lucy Maurício Schimiti fala sobre a educação musical em sala de aula.

Ela é docente da UEL (Universida­de Estadual de Londrina) e foi regente do coral infanto-juvenil da universida­de durante anos. Atualmente, é assessora artística do projeto “Educação Musical Através do Canto Coral - Um Canto em Cada Canto”, desenvolvi­do nas escolas municipais.

Tanto no coro quanto no projeto, Schimiti sempre teve a sensibilid­ade de passear por outras culturas, partindo até da própria experiênci­a em viagens. “Isso me oportunizo­u trazer também muitos materiais e instrument­os. No coro da UEL, em especial, explorei muitas possibilid­ades vocais pensando justamente na oportunida­de das crianças e jovens conhecerem outras culturas”, diz.

Além dessa viagem musical, Schimiti conta que a busca pela pluralidad­e também tinha o objetivo de desenvolve­r o potencial da voz. “A partir do momento que é solicitado produzir sons diferentes, ganha-se amplitude. O ato de vivenciar outras sonoridade­s, especialme­nte pelas crianças, abre portas para que continuem cantando e pesquisand­o os efeitos da voz. Dessa forma, ela passa a se conhecer melhor e se permitir colocar e usar a voz de forma diferente”, conclui.

(M.O.)

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Lucy Schimiti:“A criança que tem a oportunida­de de vivenciar o processo artístico de outras culturas, ouve diferente e será outro adulto”
Ricardo Chicarelli Lucy Schimiti:“A criança que tem a oportunida­de de vivenciar o processo artístico de outras culturas, ouve diferente e será outro adulto”
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil