Folha de Londrina

LEC evolui com alternânci­a de esquemas táticos

Em pouco tempo, treinador implanta sua filosofia e Londrina evolui com alternânci­a de esquemas

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Aevolução tática e técnica do Londrina é evidente nas últimas partidas do Campeonato Paranaense. Apesar do pouco tempo no clube, o trabalho do técnico Marquinhos Santos surtiu efeito e foi capaz de levar o time da ameaça do rebaixamen­to para a decisão da Taça Caio Júnior. Desde que o novo treinador assumiu, o LEC não perdeu – são duas vitórias e dois empates.

Marquinhos Santos se apresentou no Alvicelest­e no dia 8 de março e enfrentou um calendário apertado. Por isso, o time foi se moldando nos próprios jogos e os resultados positivos trouxeram confiança ao elenco. O treinador mesclou esquemas mais fechados e times mais ousados, sempre levando em conta as caracterís­ticas dos seus jogadores e a forma de atuar dos adversário­s.

Nos jogos em casa contra União e Rio Branco, escalou três volantes, mas deu muita liberdade para Wesley, Thiago Primão e Carlos Henrique. Na goleada sobre o time do Litoral, os três participar­am dos quatro gols do time.

No 0 a 0 com o Atlético na Baixada, fortaleceu a marcação no meio-campo e optou por colocar dois homens de velocidade na frente ( Wesley e Marcelinho), que tinham a incumbênci­a também de conter o avanço dos laterais atleticano­s. Na classifica­ção diante do Paraná, o treinador ousou ao iniciar o duelo com três atacantes.

“Gradativam­ente, temos conseguido colocar nossa filosofia e modelo de jogo. O mérito é todo do grupo, que tem entendido e trabalhado muito forte. Perdemos dois jogadores contra o Paraná, mas dentro da nossa estratégia conseguimo­s fazer um encaixe e os atletas foram muito bem”, ressaltou Santos.

Para a decisão do returno diante do Atlético nesta quarta-feira (28), às 20 horas, na Arena da Baixada, o treinador terá as voltas do zagueiro Luizão e do volante Moisés, que estavam suspensos. “Independen­temente da peça que começa jogando ou entra no decorrer do jogo, ela sabe a função. Futebol não é mais uma posição como lateral, zagueiro ou volante. Hoje trabalhamo­s em cima de caracterís­ticas de função e eles têm entendido este modelo”, afirmou.

Marquinhos Santos não confirmou a formação do time para a final, mas a tendência é que Luizão e Moisés voltem ao time. A dúvida fica em relação a quem sai do time: Marcelinho, Carlos Henrique ou Wesley. “O modelo de jogo que colocamos agradou e encaixou dentro das caracterís­ticas do elenco, e por isso houve esta evolução tática e individual. O time tem crescido a cada treinament­o e a cada jogo, criado ‘casca’, e tenho certeza de que vai evoluir muito mais no decorrer da temporada”, apontou o comandante alvicelest­e.

Independen­temente da peça que começa jogando ou entra no decorrer do jogo, ela sabe a função”

 ?? Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube ?? Luizão é um dos dois titulares que retornam para a decisão contra o Atlético
Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube Luizão é um dos dois titulares que retornam para a decisão contra o Atlético

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil