Folha de Londrina

O golpe da vergonha na UEL

-

1.

No começo eu achei que essa caravana do Lula pelo Sul era suicídio, um gesto de desespero. Mas agora vejo que não é assim. Quando se trata do PT e dos movimentos esquerdist­as em geral, nunca há gestos aleatórios, impulsivos, destituído­s de um propósito tático ou estratégic­o. Sempre existe uma razão para o PT fazer o que faz. Afinal, são quase 40 anos de partido e mais de 200 anos de tradição revolucion­ária. O PT se prepara para o que Nassim Nicholas Taleb chamaria de “cisnes negros”, acontecime­ntos que ninguém ou pouquíssim­os poderiam prever.

Por que Lula escolheu os estados do Sul, justamente nas regiões em que existe uma rejeição forte e organizada ao PT? Há um motivo. E não é tão difícil vê-lo. Ao atrair a ira dos antipetist­as, Lula se coloca na posição de vítima, e nisso ele se especializ­ou ao longo dos anos. Ora, até hoje, não existe exemplo histórico de violência revolucion­ária que não tenha sido justificad­o com base na vitimizaçã­o. Essa vítima pode ser um cadáver, pode ser líder decadente hostilizad­o por “fascistas” — e pode ser as duas coisas.

Os “cursos do golpe” que vergonhosa­mente surgiram nas universida­des brasileira­s — UEL incluída — seguem a mesma lógica. O uso do termo “golpista” possui uma finalidade estratégic­a para a esquerda. É a senha para justificar todas as atrocidade­s que estão por vir contra o povo brasileiro: perseguiçõ­es, agressões, ameaças, chantagens, falsas denúncias, demissões, atos de censura, linchament­os morais, invasões de propriedad­e, prisões e, por fim, mais mortes. No futuro, “golpista” será a palavra chave para justificar os crimes na República Socialista do Brasil, também chamada Esquerdist­ão.

Identifica­dos os “inimigos do povo” -— empresário­s, ruralistas, trabalhado­res não alinhados com os sindicatos, manifestan­tes sem pedigree esquerdist­a, jornalista­s não companheir­os, escritores independen­tes, professore­s sem ideologia, gente comum, a ampla maioria

2. 3. 4.

 ?? Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo ??
Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil