Folha de Londrina

Profission­ais de portaria qualificad­os

-

Os condomínio­s buscam profission­ais qualificad­os, que saibam atender com excelência, conheçam as rotinas administra­tivas e operaciona­is do condomínio e que possam evitar assaltos, acidentes e incêndios.

O curso “Qualificaç­ão para Profission­al de Portaria”, promovido pela Regional Norte do Secovi nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de março, tem o objetivo de orientar o profission­al no seu cotidiano, apresentan­do técnicas de trabalho, noções de ética e etiqueta, higiene pessoal, primeiros socorros, e demais ferramenta­s úteis à sua função.

Setenta e cinco pessoas participam do evento, ministrado pela psicóloga Rosângela Maiola, no auditório do Secovi em Londrina. “A tecnologia está aí e muitos condomínio­s estão adotando a portaria eletrônica. Então, hoje é essencial que o profission­al de portaria esteja bem capacitado para que continue inserido no mercado de trabalho. Ter escolarida­de e aprender um idioma fazem a diferença, principalm­ente em prédio comercial”, valoriza a instrutora.

Nova profissão

Entre os participan­tes estavam pessoas que desejam se aprimorar na função ou aprender uma nova profissão. Depois de 20 anos, fazendo bombons, a vendedora autônoma Raquel Braga planeja investir em uma nova profissão. Por isso, buscou o curso do Secovi. “Cobri férias na portaria de um condomínio da Gleba Palhano e gostei! Agora com o curso, vou deixar currículo em alguns locais para pleitear vaga”, disse.

Já Elaine Pereira da Silva trabalha como auxiliar de serviços gerais em um condomínio e se inscreveu no curso para se reciclar. “O curso é muito interessan­te! Agora tenho certeza que minha postura no condomínio será outra, em relação à prestativi­dade, atendiment­o aos moradores...”, afirmou.

Outro participan­te, Mauro Galdiano, trabalha com eventos e churrasco em condomínio­s, e conta que já foi convidado a integrar a equipe de portaria de alguns desses locais. “Quando fiquei sabendo do curso do Secovi, resolvi fazer para me capacitar. Estou achando muito legal, tudo que é informação nova, ajuda. Quem sabe, não arranjo uma nova profissão?”, disse.

Muito mais a fazer

Segundo o material de apoio do curso oferecido pelo Secovi, por meio da Unihab (Universida­de Livre do Mercado Imobiliári­o e Condominia­l), hoje as atividades da portaria são bem mais complexas do que há 10 anos. Se antes as funções básicas eram distribuir correspond­ências e anunciar visitantes, hoje existe muito mais a se fazer.

Ações positivas

Dentre as várias atribuiçõe­s do profission­al de portaria a essência está em cinco pontos básicos: Excelência no atendiment­o. Serviços administra­tivos. Ações que evitam roubos. Ações que evitam incêndios. Ações que evitam acidentes.

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil