Folha de Londrina

Movimentaç­ão intensa no parque Ney Braga

Dezenas de profission­ais trabalham na montagem, limpeza e organizaçã­o da ExpoLondri­na, que começa na quinta

- Pedro Marconi Reportagem Local

Às vésperas de receber o público, organizado­res, expositore­s e demais envolvidos nos bastidores ajustam os últimos detalhes para a 58ª edição da ExpoLondri­na (Exposição Agropecuár­ia e Industrial de Londrina). O evento começa na quinta-feira (5) e vai até o dia 15 de abril, no Parque Ney Braga (zona oeste). Nesta semana, destacam-se a montagem dos estandes e dos brinquedos e acomodação dos animais nos pavilhões.

Atuando há dez anos na construção de estandes na exposição de Londrina, Juliano Souza Lima montou sete estruturas em 2018. “Esta é uma época muito boa, pois trabalho é o que mais tem. Começamos a montagem dos estandes há dez dias e falta apenas 5% para terminar, o que vamos conseguir até a abertura”, projetou. Serão mais de três mil estandes montados no Ney Braga.

Os cuidadores de animais também se esforçam para deixar tudo pronto. Muitos animais ainda devem chegar ao longo desta quarta-feira (4), porém aqueles que já estão nos espaços vêm sendo acomodados pelos donos e cuidadores. Com o calor que tem feito na região, eles têm utilizado o tempo disponível para refrescar os animais.

A expectativ­a da SRP (Sociedade Rural do Paraná), organi- zadora da feira, é que mais de 550 mil pessoas visitam a exposição. Quem está feliz e otimista com essa projeção é o doceiro José Feitosa da Silva. Na semana passada ele ajudou na arrumação da barraca de coco e doce de leite. Agora tem se dedicado na produção das guloseimas. “Espero vender bastante, mas quem vai determinar isso é o povo. Mas de mil doces garanto que faço e vão sair”, animou-se. Aos 75 anos, ele mostra estar preparado para a rotina intensa que terá pela frente. “Trabalho aqui há 20 anos. Quando abre o parque, vamos até fechar. Dormimos às 4h e acordamos 4h01”, brincou.

DIVERSÃO

Entre as principais atrações, o parque de diversões vai contar neste ano com 30 brinquedos, sendo 18 direcionad­os para o público adulto e o restante para as crianças. A grande novidade é uma roda gigante de 28 metros de altura. A montagem de todos os equipament­os começou há um mês. Nesta quarta acontecerá a vistoria pelo Corpo de Bombeiros. Os preços foram mantidos em R$ 10 e R$ 15, este último para os brinquedos mais radicais.

Vindo da exposição de Paranavaí (Noroeste), Ilson Moreira participa da feira de Londrina pela 22º vez. “Sempre tem um bom público. O trabalho é intenso antes, durante e depois. Tudo para garantir a diversão do londrinens­e e dos visitantes da região, que são bem participat­ivos”, destaca o proprietár­io. A partir do dia 16 de abril, ele e os funcionári­os irão se dividir para atender os eventos agropecuár­ios de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e Marília (SP).

SEGURANÇA

Além da parte estrutural, a ExpoLondri­na também está alinhando as últimas questões referentes à segurança, que será feita pela Polícia Militar, dentro do parque, junto com a Guarda Municipal e 300 seguranças contratado­s. Do lado de fora, polícias rodoviária­s Estadual e Federal vão cuidar do trânsito. Órgãos municipais e da Justiça vão colaborar. “Teremos um ônibus, que foi usado na Copa do Mundo 2014. Nele será realizando o monitorame­nto por câmeras, com um conjunto de entidades de segurança. Teremos ainda um pronto socorro e ambulância­s acessíveis”, explicou o coordenado­r da segurança e diretor de suinocultu­ra da SRP, José Luiz Vicente.

 ??  ??
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Parque de diversões contará com 30 brinquedos; montagem começou há ummês
Ricardo Chicarelli Parque de diversões contará com 30 brinquedos; montagem começou há ummês
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil