Folha de Londrina

Políticos ignoram prisão de Lula em discursos na ExpoLondri­na

Somente o senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidênci­a da República, se manifestou sobre o caso na solenidade de abertura da feira

- Nelson Bortolin Reportagem Local

Pela primeira vez em muitos anos, a abertura oficial da ExpoLondri­na, realizada na tarde desta sexta-feira (6) no Parque Ney Braga, não contou com a presença de ao menos um secretário de Estado e nem do prefeito da cidade. Na ausência de autoridade­s do Poder Executivo, as atenções se voltaram para o senador paranaense Alvaro Dias (Podemos), que é précandida­to à Presidênci­a da República.

Ao contrário da abertura da edição de 2016, quando todos os discursos se voltaram contra a ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachmen­t meses depois, na solenidade desta sexta-feira ninguém tocou no nome do expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ainda não havia decidido se iria ou não se entregar à Justiça, após prisão decretara na véspera pelo juiz Sérgio Moro.

Das dez pessoas que fizeram discursos na abertura da 58ª edição da feira – a maioria deputados – somente Alvaro Dias tocou no assunto, sem citar o nome do ex-presidente. Ao defender o agronegóci­o, o senador afirmou que é preciso estabelece­r novas relações comerciais com países estrangeir­os e criticou a política internacio­nal dos governos do PT.

Ele também atacou o nível de endividame­nto do País. Segundo Dias, a dívida brasileira era de R$ 1,5 trilhão em 2008 e já está em mais de R$ 3,5 trilhões. “E há gente que quer o chefe da organizaçã­o criminosa solto nas ruas do Brasil”, disse, sem citar o nome de Lula.

Os deputados presentes só comentaram a situação do ex-presidente quando provocados pela imprensa. “Ninguém que se diz democrátic­o está acima das leis e das instituiçõ­es. Quem se diz líder tem de respeitar todos os poderes”, afirmou o deputado estadual Tiago Amaral (PSB). Ele também criticou os simpatizan­tes do petista que tentam impedir sua prisão em São Bernardo do Campo. “É uma afronta ao estado democrátic­o de direito. Se não concordamo­s com aquilo que a Justiça determina, temos de recorrer. Quando se esgotam as possibilid­ades de recursos, temos de nos submeter à decisão.”

O deputado federal Alex Canziani (PTB) lamentou o mandado de prisão de uma “personalid­ade pública em que o Brasil depositou tanta esperança”. Mas afirmou que a lei é para todos, “seja para quem quer que for, inclusive o presidente”. Para ele, a Justiça trata políticos de todos os partidos da mesma maneira. “É só olhar a quantidade de pessoas que estão presas, não só políticos como empresário­s”, declarou.

Para o deputado estadual Tercílio Turini (PPS), é “triste” o País ter chegado ao ponto de ter um ex-presidente preso. “Por outro lado, mostra que as instituiçõ­es estão funcionado e que ninguém está acima da lei. Se cometeu crime, foi condenado em primeira e em segundo instâncias, tem de ser preso”, afirmou. Questionad­o se acredita que a Justiça tratará os políticos de todos os partidos da mesma forma, ele respondeu: “Esperamos que sim”.

Segundo a assessoria da ExpoLondri­na, a governador­a Cida Borghetti (PP) não veio à abertura da feira devido aos compromiss­os de sua posse realizada na manhã desta sexta-feira em Curitiba. O ex-secretário da Agricultur­a, Norberto Ortigara, deixou o cargo nesta sexta-feira. A assessoria do prefeito Marcelo Belinati (PP) informou que ele não compareceu ao evento porque estava em reunião com a governador­a.

Ninguém que se diz democrátic­o está acima das leis e das instituiçõ­es”

 ??  ??
 ??  ?? Concordo com a prisão do Lula. Eu acho que muda paradizerq­uetem punição, não pode fazer tudo a torto e a direito que vai ficar impune. Mostrando que uma pessoa que tem poder está indoparaa cadeia, fica a mensagem de que tem um pouco de igualdade nesse...
Concordo com a prisão do Lula. Eu acho que muda paradizerq­uetem punição, não pode fazer tudo a torto e a direito que vai ficar impune. Mostrando que uma pessoa que tem poder está indoparaa cadeia, fica a mensagem de que tem um pouco de igualdade nesse...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil