Folha de Londrina

Globo dispensa atrizes veteranas

Giulia Gam é dispensada pela emissora após 30 anos de trabalho; Malu Mader e Maitê Proença, entre outras, também não tiveram contrato renovado

- Felipe Pinheiro Folhapress

Aatriz Giulia Gam, 51, não faz mais parte do elenco fixo de atores da Globo. No fim do ano passado, a emissora decidiu por não renovar o contrato com a atriz. A informação não havia sido divulgada anteriorme­nte.

Ao UOL, a assessoria de Giulia confirmou nesta quinta (5) o fim do vínculo de longo prazo com o canal. A atriz saiu da Globo na mesma época em que foram dispensada­s veteranas como Maitê Proença, Carolina Ferraz e Isabela Garcia - todas, curiosamen­te, na faixa dos 50 e 60 anos de idade. De acordo com o novo modelo de contrataçã­o, estão abertas portas para Giulia fazer papéis por obras na teledramat­urgia do canal.

Ao fim de seu contrato fixo, Giulia completava 30 anos de sua estreia na Globo. Durante suas três décadas na emissora, ela chegou a ter um período de contrato curto, que acabou sendo estendido. “Ela chegou a ser contratada por obra, e depois assinou um contrato mais longo”, disse uma fonte ligada à atriz. Segundo a mesma fonte, Giulia encara o novo ciclo como “uma fase de mudança”.

“Ela ainda não sabe direito o que vai fazer e está lendo alguns textos de peças de teatro”, afirmou. A Globo, procurada, não se manifestou até o momento sobre o desligamen­to da atriz. Ao confirmar a saída de Malu Mader da emissora, na quarta-feira (4), a emissora emitiu um posicionam­ento ao UOL em que falou sobre a renovação de seu casting. Atores novatos como Carol Duarte, Camila Queiroz, Vitória Strada e Bruno Cabrerizo assinaram contratos por prazos mais longos.

“O nosso quadro de atores fixo continua do mesmo tamanho e a renovação se dá na composição, que obedece à maior diversidad­e, representa­tividade e à busca pelos melhores talentos em todos os mercados”, informou a emissora.

Giulia Gam estava escala para integrar o elenco da novela “Novo Mundo” (2016), mas deixou o projeto por problemas de saúde. No ano passado, Giulia fez uma participaç­ão especial na série “Mister Brau”.

MUSA DOS ANOS 90

Giulia Gam se destacou na Globo logo em sua estreia. Com 21 anos, a atriz foi convidada pelo autor Dias Gomes para participar da novela Mandala (1987). Giulia viveu a protagonis­ta Jocasta, em uma interpreta­ção arrebatado­ra.

A personagem foi assumida por Vera Fischer na segunda fase da novela, mas a então estreante já havia deixado sua marca, ganhando o prêmio APCA e o Troféu Imprensa de Atriz Revelação.

Depois, a atriz começou a interpreta­r diversas protagonis­tas. Já na sequência, interpreto­u Luísa na série “O Primo Basílio” (1988). Depois, viveu a destemida Aline, de “Que Rei Sou Eu?” (1989). Em 1993, viveu sua primeira protagonis­ta no horário nobre da emissora, na pele da personagem Linda Inês, na novela “Fera Ferida”, de Aguinaldo Silva.

Segundo o site Memória Globo, ao longo de seus anos de Globo, Giulia sempre fui bastante seletiva em relação aos trabalhos que escolhia.

Em “Mulheres Apaixonada­s” (2003), a atriz deu vida a uma das personagen­s mais marcantes de sua carreira: Heloísa, uma das três protagonis­tas. Por meio da personagem, o autor, Manoel Carlos, abordou o amor obsessivo, e deu visibilida­de ao Mada (Mulheres que Amam Demais Anônimas).

Em 2013, Giulia interpreto­u a tresloucad­a Bárbara Ellen na novela “Sangue Bom”, uma atriz fracassada que fazia de tudo para aparecer. A última personagem fixa da atriz apareceu em 2014, na novela “Boogie Oogie”, na qual ela interpreto­u a grande vilã Carlota. Na época, a atriz teve problemas com a direção e foi afastada da trama durante um período.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? César Alves/ Globo ?? Giulia Gam foi dispensada da Globo juntamente com outras atrizes bastante conhecidas pelo público: todas na faixa entre 50 e 60 anos
César Alves/ Globo Giulia Gam foi dispensada da Globo juntamente com outras atrizes bastante conhecidas pelo público: todas na faixa entre 50 e 60 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil