Folha de Londrina

‘Felicidade alheia incomoda’

-

“Muitas vezes me pergunto por qual motivo a felicidade alheia incomoda tanto? Por que o contentame­nto de um gera um descontent­amento no outro?” Os questionam­entos são de Maicler Vieira Salgado, que exerce a função de síndica desde 2015 e acaba de ser reeleita para o segundo mandato no Residencia­l Ilha de Itapema, em Londrina.

Apesar de refletir bastante sobre a natureza dos conflitos em condomínio, ela não consegue chegar a uma conclusão. Porém, com paciência e perseveran­ça, a síndica tem conseguido adotar práticas para amenizar os problemas.

Uma das práticas é o incentivo do uso do livro de ocorrência­s que fica à disposição de todos no condomínio para a comunicaçã­o de problemas em geral. “Apesar de termos poucas crianças no prédio, os mais velhos que querem sossego reclamam do barulho causado por crianças de apartament­os vizinhos. Também há quem reclame do pisar de salto alto do morador de cima. Então, quando eles vêm reclamar para mim, procuro ouvir as partes, mas também oriento que registrem no livro de ocorrência­s. Assim, com tudo devidament­e registrado, temos conseguido buscar solução, porque o mais complicado é fazer as pessoas interagire­m. E escrevendo fica mais fácil”, conta.

Outro problema que causava bastante conflito, os vazamentos, a síndica tem conseguido resolver com a adoção do “caça-vazamentos”. “Fazemos uma vistoria anual em todas as unidades do prédio. Se o problema for pertinente ao condomínio, vamos resolver. Mas se for pertinente à unidade, o condomínio estabelece um prazo para o condômino resolver”, explica.

Além disso, Maicler diz ainda que criou um formulário onde o morador que se sentir prejudicad­o por vazamentos provenient­es de unidades vizinhas pode solicitar providênci­as por escrito. “Isso ajuda a resolver problemas entre as unidades”, conta.

tagem Local) (Repor-

 ?? Ricardo Chicarelli ?? A síndica Maicler Vieira Salgado tem conseguido adotar práticas para amenizar os problemas entre moradores, como incentivar o uso do livro de ocorrência­s
Ricardo Chicarelli A síndica Maicler Vieira Salgado tem conseguido adotar práticas para amenizar os problemas entre moradores, como incentivar o uso do livro de ocorrência­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil