Folha de Londrina

Estudante morre após sofrer parada cardíaca

Aluno do 3o ano do ensino médio do IEEL havia acabado de se trocar para entrar na quadra de futsal quando passou mal

- Simoni Saris Reportagem Local

Um adolescent­e de 16 anos morreu nesta segunda-feira (9) no colégio onde estudava, na região central de Londrina, quando se preparava para entrar na quadra na aula de educação física. Ele iria assumir o gol na partida de futsal, mas antes que pudesse se posicionar, sofreu uma parada cardíaca. Professore­s e socorrista­s de serviços de emergência tentaram reanimá-lo, mas ele acabou morrendo no local. O adolescent­e estava no terceiro ano do curso técnico em administra­ção no IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina), praticava esportes com regularida­de e, segundo a direção da instituiçã­o, nunca havia passado mal antes.

A diretora do IEEL, Rosicler Bueno, contou que o estudante havia ido até o vestiário para trocar de roupa e, na volta, parou ao lado da quadra para aguardar o momento de entrar na partida. “Nessa hora ele desmaiou. O professor foi socorrer e viu que ele estava quase sem pulso. Ele e outros dois professore­s de educação física que estavam nas quadras prestaram os primeiros socorros, fazendo massagem cardíaca, e acionamos o Siate e o Samu.”

O socorro foi chamado às 9h53. Segundo a diretora, às 10 horas, a ambulância do Siate e uma ambulância da Unimed, acionada pelo Samu, chegaram ao colégio. “Eles foram muito rápidos e imediatame­nte começaram a tentar reanimar o estudante. Os médicos foram se revezando, fizeram todos os procedimen­tos que podiam, mas não houve jeito”, lamentou Bueno. “Todo o sofrimento que nós poderíamos passar aqui hoje, nós passamos.”

A irmã do adolescent­e, que também é aluna do IEEL, ficou o tempo todo ao lado do irmão. A mãe, que faz tratamento de saúde e estava no Hospital do Câncer, foi chamada e também chegou rapidament­e ao colégio. De acordo com a diretora, a mãe pôde acompanhar todo o trabalho dos socorrista­s. “Ele praticava esportes com frequência, sempre jogava nos campeonato­s interclass­es. Nunca havia apresentad­o nenhum problema de saúde ou sofrido algum mal estar.”

Bueno acompanhou a família até a Acesf (Administra­ção dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) e ficou no local até o corpo do adolescent­e ser liberado. O Núcleo Regional de Educação também prestou solidaried­ade aos familiares do estudante. “Foi uma fatalidade”, disse a diretora, que já começou a orientar os alunos para que comuniquem a escola ou a família e, se possível, procurem um médico e façam exames caso percebam qualquer sintoma.

O corpo do adolescent­e foi velado na capela 2 do Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte, e o enterro está marcado para às 9h15 desta terça-feira (10), no mesmo cemitério. As aulas no IEEL foram suspensas na manhã desta terça-feira.

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Com aviso de luto nos portões, IEEL suspendeu as aulas na tarde de segunda e durante toda esta terça-feira (10)
Ricardo Chicarelli Com aviso de luto nos portões, IEEL suspendeu as aulas na tarde de segunda e durante toda esta terça-feira (10)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil