Folha de Londrina

Rivais do LEC iniciam Série B em plena atividade

Diferente do LEC, maioria dos participan­tes disputou decisões no último final de semana

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Após o término dos Estaduais, os clubes entram na reta final de preparação para o início do Campeonato Brasileiro da Série B, que começa na sextafeira (13), com quatro partidas. O complement­o da primeira rodada será no sábado (14), inclusive com Londrina e Boa Esporte (MG), às 16h30, no estádio do Café.

A expectativ­a de quase todos os envolvidos na competição é que a Série B deve ser ainda mais competitiv­a e equilibrad­a, em razão da ausência de um ‘grande’ clube nesta temporada, diferente dos dois últimos anos, quando Vasco e Internacio­nal jogaram a segundona e confirmara­m os seus retornos à Série A.

Levantamen­to da FOLHA mostra que dos 19 adversário­s do Londrina, oito deles foram finalistas nos seus estaduais. Figueirens­e, Goiás e CSA comemorara­m o título no último fim de semana. O clube alagoano volta a jogar a Série B depois de 25 anos. Já Coritiba, Brasil de Pelotas, CRB, Fortaleza e Paysandu foram vice-campeões.

Quem chega com moral também para o Brasileiro são Guarani e Oeste, campeão e vice, respectiva­mente, da Série A2 do Campeonato Paulista e com vaga garantida no Paulistão do ano que vem. A Ponte Preta comemorou a conquista do título do interior em São Paulo e vai tentar voltar à Série A, após a queda em 2017. Caíram ainda no ano passado Avaí, Coritiba e Atlético Goianiense. Ou seja, mais da metade dos participan­tes chega à Série B em plena atividade. O Tubarão estreará mais de 15 dias depois de ter sido eliminado no Paranaense.

DIFICULDAD­ES

Por outro lado, alguns clubes enfrentara­m muitas dificuldad­es neste primeiro trimestre e sequer passaram da primeira fase dos seus estaduais, como são os casos de Juventude, Atlético Goianiense, de Cláudio Tencati, e Sampaio Corrêa. Entre os participan­tes da Série B, o time gaúcho é o que está há mais tempo sem jogar. A última partida oficial da equipe alviverde foi no dia 8 de março.

Já o Atlético teve a sua pior participaç­ão no Campeonato Goiano desde 2006. Foi apenas o sétimo colocado e não joga desde 21 de março. O Boa Esporte, primeiro adversário do LEC, chegou até às quartas de final do Campeonato Mineiro, quando foi eliminado pelo América. A equipe é comandada pelo técnico Sidney Moraes e contratou até agora 13 reforços para a Série B. O time de Varginha tem no elenco dois exjogadore­s do Londrina: o zagueiro Gustavo Geladeira e o volante França.

“Sem um chamado grande na competição, a dificuldad­e tende a aumentar ainda mais. A igualdade da tradição das equipes que disputam este ano a Série B vai tornar o campeonato ainda mais acirrado, forte e com muito mais qualidade por parte dos times que vão brigar pelo acesso”, afirmou o técnico Marquinhos Santos.

 ?? Divulgação Twitter CSA ?? Campeão alagoano, o CSA volta a disputar a Segundona do Brasileiro depois de 25 anos
Divulgação Twitter CSA Campeão alagoano, o CSA volta a disputar a Segundona do Brasileiro depois de 25 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil